O cuidado no espaço escolar: ampliando as possibilidades de cuidar

Autores

  • Daniela Celeste Contim dos Santos Universidade do Grande Rio - Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2015.20268

Palavras-chave:

lógica do cuidado, lógica da escolha, escola

Resumo

O presente artigo se destina a pensar como o cuidado pode ser performado nas práticas realizadas nos espaços escolares, partindo da orientação teórico-metodológica da Teoria Ator-rede (TAR). Percebe-se que os alunos são aqueles os quais se deve conduzir e os professores, aqueles que devem conduzi-los, muitas vezes sem saber ao certo a utilidade e a finalidade do que estão ensinando. A proposta é repensar esse espaço especialmente a partir das contribuições da obra de Annemarie Mol (2006) em seu livro A Lógica do Cuidado – Saúde e o problema da escolha do paciente. A autora propõe que o cuidado tem uma Lógica própria, intitulada por ela como Lógica do Cuidado, a qual se contrapõe à Lógica da Escolha. Ambas apresentam diferentes formas de estabelecer relações de cuidado que podem ampliar a rede do cuidar, sendo considerados todos os atores que a performam, compreendendo o processo de ensino-aprendizagem enquanto um conjunto de afetações, integrando a afetividade e a cognição.

Downloads

Publicado

20-12-2015

Como Citar

Santos, D. C. C. dos. (2015). O cuidado no espaço escolar: ampliando as possibilidades de cuidar. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 15(4), 1329–1344. https://doi.org/10.12957/epp.2015.20268