Avaliação das concepções de educadores de escolas públicas e particulares sobre uso de drogas: um estudo exploratório
Fernando Baptista de Souza, André Luiz Monezi Andrade, Thiago Pavin Rodrigues, Marcelo Oliveira do Nascimento, Denise De Micheli
Resumo
O uso abusivo de drogas configura-se como um grave problema de saúde pública. O presente trabalho buscou identificar as principais crenças e conhecimentos de educadores sobre o uso de drogas. Participaram do estudo 105 educadores de escolas públicas e 399 de escolas particulares da cidade de São Paulo. A coleta de dados ocorreu a partir da aplicação de um questionário fechado, de autopreenchimento e anônimo. Aproximadamente 32% dos educadores de escolas públicas e 44% de escolas particulares afirmaram não ter conhecimento suficiente sobre o tema. Além disso, cerca de 50% dos educadores afirmaram ser a maconha a porta de entrada para o uso de outras drogas e 64% dos educadores de escolas públicas e 46% de escolas particulares concordaram que as drogas provocam apenas a ilusão do prazer. Os dados indicam a necessidade da implementação de programas de capacitação, desconstruindo crenças baseadas no senso comum e facilitando o acesso desse público a conteúdos científicos.
Palavras-chave
abuso de drogas; prevenção; professores; adolescente; educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2015.19429

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