Lógicas de controle e marcos legais: a proteção no campo da infância e da adolescência

Autores

  • Maria Livia do Nascimento Universidade Federal Fluminense – UFF
  • Maria Isabel Rosa da Silva Arello Universidade Federal Fluminense – UFF
  • Gláucia Helena de Paula Santiago Universidade Federal Fluminense – UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2015.19420

Palavras-chave:

práticas de proteção, produção de subjetividade, controle

Resumo

A pesquisa teve como objetivo colocar em análise os sentidos de proteção, presentes nos documentos reguladores das políticas públicas, destinadas a crianças e adolescentes. Como suportes teórico-epistemológicos utilizamos a história como uma ferramenta de análise e as discussões sobre as relações de saber/poder, proposições trabalhadas por Michel Foucault, e o conceito de situação analisadora da análise institucional, na qual acontecimentos são tomados como disparadores que levam ao questionamento de verdades instituídas e de crenças engessadas. O encontro dessas linhas de pensamento com os documentos oficiais estudados possibilitou o levantamento de quatro analisadores: a afirmação da família como o lugar ideal para o cuidado de crianças e adolescentes (analisador família), as lógicas do controle e da vigilância presentes no contemporâneo (analisador controle), as teorias psicológicas do desenvolvimento atreladas à ideia de prevenção, risco e vulnerabilidade da infância (analisador teorias do desenvolvimento) e a força do discurso especialista (analisador especialismo). Para esse relato destacamos o analisador controle. A lógica presente nos discursos de proteção opera através de mecanismos de poder pautados nas noções de vulnerabilidade, risco e periculosidade, criando a necessidade de gestão e de controle de uma parcela específica da população.

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Publicado

05-11-2015

Como Citar

Nascimento, M. L. do, Arello, M. I. R. da S., & Santiago, G. H. de P. (2015). Lógicas de controle e marcos legais: a proteção no campo da infância e da adolescência. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 15(3), 936–947. https://doi.org/10.12957/epp.2015.19420

Edição

Seção

Psicologia Social