Evidências de validade de instrumentos de reações no ensino superior à distância

Autores

  • Lara Barros Martins Universidade de São Paulo - USP
  • Thaís Zerbini Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2015.16064

Palavras-chave:

avaliação de curso a distância, instrumento de avaliação, educação à distância

Resumo

Com a crescente implantação de cursos superiores oferecidos via internet, os estudos na área de avaliação de ações educacionais a distância assumem grande relevância, ao propor instrumentos de medida para atestar a eficácia e a qualidade de cursos desta natureza. Nesse sentido, objetivou-se verificar as evidências de validade de dois instrumentos de medida: Reação aos Procedimentos Instrucionais e Reação ao Desempenho do Tutor. Alunos de graduação de uma universidade particular no interior paulista, que realizavam cursos a distância ou disciplinas híbridas, responderam a questionários que avaliaram o nível de satisfação com os procedimentos instrucionais adotados e a atuação profissional do tutor. Foram realizadas Análises Fatoriais Exploratórias e de consistência interna. Os escores analisados apontam para as evidências de validade estrutural em ambas escalas, que apresentam estruturas empíricas unifatoriais: 1) "Procedimentos Instrucionais em EAD" (17 itens, α=0,96 e cargas fatoriais entre 0,60 e 0,86); e 2) "Desempenho do Tutor" (27 itens, α=0,98 e cargas fatoriais entre 0,67 e 0,88). As estruturas de fator único já foram encontradas em estudos existentes com as medidas, que devem ser aplicadas em contextos e amostras diferentes, em futuras pesquisas.

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Publicado

15-04-2015

Como Citar

Martins, L. B., & Zerbini, T. (2015). Evidências de validade de instrumentos de reações no ensino superior à distância. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 15(1), 116–134. https://doi.org/10.12957/epp.2015.16064

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento