Encoprese e intervenção psicológica: revisão de literatura

Autores

  • Jéssica Aline Rovaris Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Bárbara Trevizan Guerra Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Sandra Leal Calais Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Carmen Maria Bueno Neme Universidade Estadual Paulista – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2015.16061

Palavras-chave:

encoprese, intervenção, desenvolvimento infantil

Resumo

Estudos têm demonstrado que a encoprese, transtorno relacionado ao controle esfincteriano, pode trazer impactos significativos para a vida do indivíduo, tais como baixa autoestima e déficit em interação social. Apesar de reconhecido o importante comprometimento que tal transtorno pode causar no desenvolvimento infantil, a literatura científica tem dado pouca importância ao tema, apresentando um baixo número de publicações sobre o assunto. Dessa forma, este artigo investigou as publicações nacionais em psicologia relacionadas à encoprese entre os anos de 1994 a 2013 nas bases de dados Lilacs e Scielo. Foram encontrados 231 artigos em toda a publicação para este assunto e período, e selecionados cinco para a análise, sendo aqueles que relatavam intervenção em encoprese. Desses artigos, quatro foram publicados na mesma revista e descreveram intervenções comportamentais, sendo três do mesmo autor. O quinto artigo era da abordagem psicanalítica. As pesquisas foram realizadas com crianças e adolescentes e as intervenções comportamentais tiveram êxito com remissão dos sintomas encopréticos. Os dados afirmam a deficiência em publicações na área e número restrito de pesquisadores investigando o tema, que é de relevância significativa.

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Publicado

15-04-2015

Como Citar

Rovaris, J. A., Guerra, B. T., Calais, S. L., & Neme, C. M. B. (2015). Encoprese e intervenção psicológica: revisão de literatura. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 15(1), 79–93. https://doi.org/10.12957/epp.2015.16061

Edição

Seção

Psicologia Clínica e Psicanálise