Fórum nacional em defesa da escola pública na LDB: a questão da docência

Autores

  • Fabiana Castelo Valadares CRP-05
  • Marisa Lopes da Rocha UERJ

Palavras-chave:

Trabalho e saúde, educação e trabalho, psicologia e movimentos sociais, Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública e LDB

Resumo

Esse trabalho tem como perspectiva colocar em análise o modo pelo qual os movimentos sociais vêm abordando as questões da saúde do trabalhador docente em suas lutas, não apenas como ausência de doença, mas como um estado em que a saúde rompe com os limites do previsível. Estabelecemos como foco de análise a atuação dos movimentos sociais em educação, em especial o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública na LDB, como um espaço/tempo de proposição e articulação do movimento que busca, para o trabalho docente, a saúde. Trazemos como questão a tensão entre o modelo de gestão presente na atualidade e a proposta de gestão apresentada pelos movimentos que vinculavam a emergência dos conselhos de controle social como uma forma de intensificar a implementação de um Estado democrático. Retomar o processo de aprovação da LDB é retomar um processo de lutas e de golpe na vida dos educadores, por isso nosso interesse em buscar saídas, espaços de tensão onde os movimentos estão presentes, onde a saúde prevalece.

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Publicado

01-12-2006

Como Citar

Valadares, F. C., & Rocha, M. L. da. (2006). Fórum nacional em defesa da escola pública na LDB: a questão da docência. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 6(2), 62–71. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/11027