Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção

Autores

  • Ana Maria Monte Coelho Frota Universidade Federal do Ceará - UFC

Palavras-chave:

Infância, Adolescência, Modernidade, Pós-modernidade, Desenvolvimento humano

Resumo

Este artigo discute diferentes concepções de infância e adolescência. Evidencia o contexto no qual essas concepções se formaram e como vêm sendo apresentadas como verdades teóricas na contemporaneidade. Partimos do princípio de que tais concepções vêm mudando no ocidente, nos permitindo ver que as transformações deixam clara a tessitura histórica na qual elas são construídas. Mostramos que, contrapondo-se à perspectiva moderna de infância e adolescência, a pós-modernidade aponta para uma nova concepção, que abre espaço para a multiplicidade e parcialidade de representações destas faixas desenvolvimentais.

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Publicado

01-04-2007

Como Citar

Frota, A. M. M. C. (2007). Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 7(1), 147–160. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10956