Estratégias para envolvimento parental em fisioterapia neuropediátrica: uma proposta interdisciplinar

Autores

  • Lisandrea Rodrigues Menegasso Gennaro Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
  • Elizabeth Joan Barham Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2014.10477

Palavras-chave:

família, fisioterapia, criança, deficiência, reabilitação

Resumo

Em diversos contextos, amplas evidências mostram que a participação de familiares em intervenções com crianças é de suma importância. No entanto, nos estudos brasileiros na área de fisioterapia, existem poucas informações acerca da eficácia de diferentes estratégias para promover envolvimento parental, ainda que no atendimento a crianças com distúrbios neurológicos, este envolvimento também seja de fundamental importância. Nesse trabalho, identifica-se formas de envolver pais, relatadas nas áreas de Educação Infantil, Educação Especial, Educação Musical e Psicologia (Treinamento de Habilidades Sociais). Discute-se a possibilidade da adaptação das estratégias encontradas para contextos de intervenção fisioterapêutica, para que os profissionais e gestores de instituições de reabilitação ampliem o uso de mecanismos para promover a participação da família, visando maximizar os resultados na reabilitação de crianças. Em pesquisas futuras, seria importante avaliar a viabilidade e eficácia da adoção dessas estratégias, na área de fisioterapia.

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Publicado

14-04-2014

Como Citar

Gennaro, L. R. M., & Barham, E. J. (2014). Estratégias para envolvimento parental em fisioterapia neuropediátrica: uma proposta interdisciplinar. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 14(1), 10–28. https://doi.org/10.12957/epp.2014.10477

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento