Plantão psicológico como modalidade de atendimento em Psicologia Escolar: limites e possibilidades

Autores

  • Edson do Nascimento Bezerra Universidade da Amazônia – UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2014.10472

Palavras-chave:

plantão, clínica ampliada, psicologia, escola

Resumo

As práticas de Plantão Psicológico na escola dissociam tais intervenções das atividades da Psicologia Escolar, assim como relacionam essa modalidade à necessidade da implementação de um serviço que lhe dê a devida visibilidade institucional. Este trabalho considera tais referências passíveis de reflexão a partir da prática profissional do autor e da leitura atualizada em Psicologia Escolar. Para este fim, toma-se como referência o conceito de Clínica Ampliada e sua correlação com a modalidade de atendimento Plantão Psicológico. Problematiza-se a oportunidade do psicólogo ou psicóloga escolar, dentre outras ações, possibilitar escuta e acolhimento a qualquer pessoa da comunidade escolar que busque esse apoio de modo espontâneo no momento de sua emergência. Para isso, reflete-se sobre a condição do Plantão Psicológico como serviço e como modalidade de atendimento na escola, bem como sobre a psicologia escolar como área de atuação inserida nesse meio complexo de olhares e perspectivas.

Downloads

Publicado

14-04-2014

Como Citar

Bezerra, E. do N. (2014). Plantão psicológico como modalidade de atendimento em Psicologia Escolar: limites e possibilidades. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 14(1), 129–143. https://doi.org/10.12957/epp.2014.10472

Edição

Seção

Psicologia Clínica e Psicanálise