O Psicólogo no Campo do Bem-Estar Social: atuação junto às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Autores

  • Samila Marques Leão Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Isabel Maria Farias Fernandes de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Denis Barros de Carvalho Universidade Federal do Piauí – UFPI

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2014.10467

Palavras-chave:

atuação do psicólogo, assistência social, política social

Resumo

O presente estudo teve como objetivo estudar a atuação do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a fim de identificar as práticas desenvolvidas por esses profissionais, caracterizando-as no tocante às ferramentas teórico-metodológicas utilizadas, e investigar se essas práticas estão de acordo com as determinações e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). A estratégia de investigação utilizada para a coleta dos dados foi uma entrevista semiestruturada em profundidade, realizada com os psicólogos. Entre os principais resultados, verificou-se. Constatou-se um campo de trabalho complexo e permeado de contradições, que oscila entre a garantia de direitos e a manutenção de velhas práticas e dificuldades historicamente presentes na Política de Assistência Social, sendo o psicólogo diretamente afetado por essa ambiguidade e incerteza, somadas às lacunas da sua formação profissional no trato à questão social Questão Social e à demanda diversificada dessa política, exigindo deste profissional, principalmente, ações multiprofissionais e intersetoriais.

Downloads

Publicado

14-04-2014

Como Citar

Leão, S. M., Oliveira, I. M. F. F. de, & Carvalho, D. B. de. (2014). O Psicólogo no Campo do Bem-Estar Social: atuação junto às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 14(1), 264–289. https://doi.org/10.12957/epp.2014.10467

Edição

Seção

Psicologia Social