Chamada de artigos - Dossiê Linguagem, leitura e escrita e as bases científicas da alfabetização

03-01-2021

A revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), classificada como A2 no Qualis-CAPES (Brasil), ISSN eletrônico é 1808-4281, abre chamada para submissão de artigos para o Dossiê Linguagem, leitura e escrita e as bases científicas da alfabetização. A proposta do presente dossiê é a publicação de artigos científicos inovadores que discutam, com base em evidências científicas recentes, os rumos da alfabetização. Pretende-se, assim, oferecer um espaço crítico de discussão baseado em evidências que possam contribuir não só para o avanço nos processos de aquisição da alfabetização, mas que possam embasar políticas públicas e práticas pedagógicas.

O Dossiê será o nº 4 do volume 21, com previsão de publicação em dezembro de 2021, contendo entre 15 a 18 artigos. Serão aceitos textos em português, espanhol ou inglês, redigidos segundo as normas da American Psychological Association (APA) e com no máximo 25 páginas. Importante: não serão aceitas submissões de autores que tenham publicado ou que tenham manuscritos aceitos na Estudos e Pesquisas em Psicologia para o período entre novembro de 2020 a novembro de 2021. Também não é permitido que um autor ou co-autor submeta mais de um manuscrito para o dossiê. As demais diretrizes encontram-se disponíveis em http://www.revispsi.uerj.br/

A submissão deve ser feita até dia 30 de junho de 2021 para a Seção Dossiê Linguagem, leitura e escrita e as bases científicas da alfabetização, no endereço http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/login?source=%2Findex.php%2Frevispsi%2Fauthor%2Fsubmit

As editoras convidadas, Márcia Maria P. E. Mota eCláudia Cardoso-Martins, são membros do Grupo de Trabalho (GT) da ANPPEP Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem.

Convidamos a todos os pesquisadores, psicólogos ou não, que desenvolvem estudos em alfabetização, leitura e linguagem em articulação com a psicologia, a enviarem artigos para este número Dossiê.

Contamos com sua participação.

Márcia Maria P. E. Mota e Cláudia Cardoso-Martins