“Léxico e Cultura em português língua não materna”: apresentação

Autores

Palavras-chave:

Apresentação, edição, 2022

Resumo

Apresentação - dossiê Léxico e Cultura em português língua não materna

Volume 2, número 1, 2022.

Biografia do Autor

André Nemi Conforte, UERJ

É bacharel e licenciado em Letras (português/alemão) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestre em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), tendo defendido a dissertação "As metalinguagens do samba", e doutor em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), tendo defendido a tese "A esfinge clara em prosa moderna: a contribuição de Othon M. Garcia aos estudos linguísticos, textuais e literários". Atualmente é professor da graduação, categoria adjunto, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Realizou estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2019, tendo como tema de pesquisa as interações musicais entre Brasil e Portugal no contexto da Lusofonia. Atua principalmente na área de estudos intersemióticos sobre o gênero letra de canção e também na área de análise estilística. É coautor, com João Baptista M. Vargens, de "Martinho da Vila: tradição e renovação" (Ed. Almádena, 2011).

Flávio de Aguiar Barbosa, UERJ

Possui mestrado e doutorado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003 e 2009) e graduação em Letras - Português/inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lexicografia e Filologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos lexicais, história da língua portuguesa, sociolinguística, análise do discurso e português língua estrangeira. Atualmente é Professor Associado de Filologia Românica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Davi Borges de Albuquerque, UFG

Pós-Doutorado em andamento no PPLIN (Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com uma investigação sobre o Fórum de Macau e a internacionalização da língua portuguesa. Vice-coordenador da Comissão de Línguas Ameaçadas da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Linguística e Licenciado em Letras - Português do Brasil como segunda língua (PBSL) pela mesma universidade. Foi professor de Português Língua Não Materna (PLNM) e de Português Instrumental na Universidade Nacional Timor Lorosa'e (Timor-Leste). Foi professor de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal de Sergipe (Brasil). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino de PLNM, de Contato de Línguas, com ênfase no português falado em Timor-Leste, e de Ecolinguística. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: NELIM (Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário), da Universidade Federal de Goiás (UFG); GEPLE (Grupo de Estudos de Linguística Ecossistêmica), da UnB; e GEPLI (Grupo de Estudos de Português Língua Internacional), da UERJ. Atua como professor de Português Língua Materna e de PLNM em instituições nacionais e estrangeiras, nas modalidades de Ensino Médio, Superior, e em cursos livres e on-line. Atua também como revisor de textos acadêmicos e jornalísticos, bem como na editoração e elaboração de pareceres para diversas revistas científicas.

Referências

.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Conforte, A. N., Barbosa, F. de A., & Albuquerque, D. B. de. (2022). “Léxico e Cultura em português língua não materna”: apresentação. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 2(1), 1. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/69386