A influência das línguas bantu no desenvolvimento do léxico de português em Angola

Autores

Resumo

O presente artigo teve como objetivo principal demonstrar a influência das línguas bantu no desenvolvimento do léxico da Língua Portuguesa em Angola, especificamente a língua kimbundu e kikongo falado nas Províncias de Malanje, Kuanza Norte, Luanda , Uíge, Zaire e Cabinda respectivamente, compreender o valor da interacção das línguas Bantu com a Língua Portuguesa. Com a realização deste estudo compreendemos a importância que as línguas bantu de origem angolana têm na evolução do Português, contendo nela substratos em vários campos do saber, isto é, a nível da gastronomia, nos topónimos, antropónimos, nas interjeições, verbos e de um modo geral no vocabulário diário; O kimbundu é a língua onde emana um número de neologismos da Língua Portuguesa, que a comunidade linguística em  Angola em geral tem utilizado como recurso de expressão do seu dia-a-dia como também em contexto escolar.

Biografia do Autor

Eduardo David Ndombele, Instituto Superior de Ciências de Educação

Docente afecto ao Departamento de Ensino e Investigação de Letras modernas do ISCED- Angola 

Doutorando em Inovação Educativa pela Universidade Catolica de Moçambique 

Referências

CHATELAIN, Heli, Gramática Elementar do Kimbundu ou de Angola, 1888-89, GENEBRA.

CHICUNA, Alexandre Mavungo (2014), Portuguesismos nas línguas bantu, Lisboa, Edições Colibri..

DA COSTA, Teresa Manuela Camacha José, Umbundismos no Português de Angola Proposta de um Dicionário de Umbundismos , Abril de 2015.

DE ALMEIDA, Lisandra Kwami Gomes, A Interferência do Kimbundu na Língua Portuguesa Falada em Luanda, 2013, Rio de Janeiro.

Dicionário electrónico Houaiss da língua portuguesa.

GASPAR, Sofia Isabel Nunes Fernandes, A Língua Portuguesa em Angola: Contributos para uma metodologia de Língua Segunda, 2015.

GONÇALVES Rodrigo Tadeu, BASSO Renato Miguel, História da Língua Portuguesa, 2010- Florianópolis.

JUNIOR, A. de Assis, Dicionário de Kimbundu-Português, 1967,Edição Argente, Santos e C. Lda Luanda,.

MOLINA, Daniele de Sousa Leite, Empréstimos no Campo Lexical: A Contribuição do Português para o Léxico da Língua Inglesa.

MUDIAMBO, Quibongue, Estudos Linguísticos sobre a Lexicologia e a Lexicografia de aprendizagem (aplicados) ao Ensino da Língua Portuguesa, 2014, Edições Colibri, Lisboa.

Curso, 1ª Edição. Gráfica do Uíge

NETO, Conceição Garcia, O Perfil Linguístico e Comunicativo dos alunos da Escola de Formação de Professores “Garcia neto” 2009, (Luanda - angola), Lisboa.

QUIVUNA, Manuel, O Ensino de Português em Contexto Bilingue/Plurilingue Angolano, 2014, Edições Colibri, Lisboa.

REDINHA, José (1971), Distribuição Étnica de Angola, Luanda: Instituto de Investigação Científica de Angola.

SERROTE, João Major, Antroponímia da Língua Kimbundu em Malanje, Abril, 2015.

UNDOLO, Márcio Edu da Silva, Caracterização da Normado Português em Angola, AGOSTO DE 2014, ÉVORA.

ZAU, Domingos Gabriel Dele, A Língua Portuguesa em Angola: Contributos para o Estudo de sua nacionalização, 2011, Cavilhã.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Ndombele, E. D. (2022). A influência das línguas bantu no desenvolvimento do léxico de português em Angola. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 2(1), 75–88. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/64054