Dimensões morfossemântica e estilístico-morfológica no processo de formação de palavras

Autores

Palavras-chave:

Competência comunicativa. Ensino de morfologia. Dimensão morfossemântica. Dimensão estilístico-mofológica

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer considerações em torno do ensino da Morfologia da língua portuguesa. Com esse propósito, destacamos a importância do ensino da morfologia em combinação com aspectos semânticos e estilísticos, com vista ao desenvolvimento da competência comunicativa, objetivo fundamental do processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, apresentamos alguns exemplos de formação de palavras que fogem ao paradigma tradicional, explorando aspectos semântico e estilístico dos sufixos. Outrossim, destacamos a necessidade da abordagem contextualizada, associada aos aspectos pragmático-discursivos inerentes à produção linguageira, especialmente no âmbito do português como língua não materna (PLNM).

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Publicado

2022-08-02

Como Citar

Felipe, M. da G. S. (2022). Dimensões morfossemântica e estilístico-morfológica no processo de formação de palavras. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 2(1), 66–74. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/63911