Comentário crítico sobre o ensino de Português para Estrangeiros em uma perspectiva Ecolinguística.

Autores

Palavras-chave:

Ecolinguística, Português para Estrangeiros, Arte, Anfibologia.

Resumo

Esse trabalho encontrou na Ecolinguística a base teórica necessária para uma pesquisa do  que se consiste; um possível meio ambiente social, que consiga ser deflagrado através da  obra de arte ANFIBOLOGIA, RECIPROCIDAD. A transposição de que a arte perdura consigo o  papel da expressão além do cotidiano urbano da cidade de São Paulo, nós fundimos na  obra do artista Victor Cesar, a profunda indagação sobre o duplo sentido das coisas e dos  sentimentos, e trazendo os elementos necessários para o contraste visível dos diversos  papéis atribuídos da linguagem. Delinear no território urbano, o cotidiano da população como público; que atônitos buscam compreender no que se descreve a obra deste artista. Ele  mesmo adverte que seu ponto de pesquisa referencial da obra acontece quando se faz uso  da filosofia para destacar o termo “Anfibologia”, ou por se dizer frases com sentido duplicado. 

 O Ensino de Português Brasileiro atualmente passa por uma vigente expansão, o Brasil  muitas vezes é percebido pelos brasileiros como um país com muitas precariedades e  dificuldades cotidianas, o que muito das vezes é bem verdade, porém o Brasil é um país  exótico e com boas práticas diplomáticas e culturais. Analisar com o apoio da  Ecolinguística; os elementos que são – o território, o idioma e o povo – faz a procura pela proficiência em português na variante brasileira crescer vertiginosamente, e atualmente identificamos que o avanço do ensino de português do Brasil como uma língua  internacional, tornou-se cada vez mais dinâmica e independente.

Biografia do Autor

Thiago Evangelista Evangelista, Universidade de Brasília

Professor de Português para Estrangeiros formado na Universidade de Brasília - UnB (Letras - Português do Brasil como Segunda Língua), no LIP (Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas). Pesquisador de Ecolinguística e culturologia voltado ao país do Continente Africano - Guiné Bissau.

Referências

HONÓRIO, H. do Couto. Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília. Thesaurus, 2007.

http://www.vitorcesar.org/ Acesso em 29 nov. 2021.

http://redebrasilcultural.itamaraty.gov.br/ Acesso em 29 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Evangelista, T. E. (2022). Comentário crítico sobre o ensino de Português para Estrangeiros em uma perspectiva Ecolinguística. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 2(1), 89–94. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/63805