Léxico e cultura no livro didático de PLE: uma proposta de análise
Palavras-chave:
Ensino, Livro didático, Português língua estrangeira (PLE), Léxico, Cultura.Resumo
A partir de uma discussão sobre a relevância do trabalho com o léxico em materiais didáticos voltados para o ensino da língua portuguesa, este trabalho investiga o modo como é apresentado o léxico no livro-texto Bem-vindo! A Língua Portuguesa no Mundo da Comunicação, tendo como objetivos i) analisar de que maneira o léxico é trabalhado nas seções Aprenda, Psiu! e nos primeiros textos de cada uma das dez primeiras unidades do livro, e ii) observar como a questão cultural aparece atrelada a ele. A ideia principal do trabalho foi investigar, de maneira crítica, como é a estrutura do livro e se ela atende às necessidades do seu público-alvo. O trabalho refletiu sobre os conceitos de léxico e cultura e apoiou-se na teoria da relatividade linguística, a qual considera as relações entre o contexto histórico e ambiental; na teoria da lexicultura, que sugere a compreensão do léxico em conjunto com aspectos culturais; e na teoria do campo lexical, que presume o entendimento do léxico a partir de um sistema que organiza os vocábulos em grupos. A metodologia da pesquisa foi de natureza documental, qualitativa e interpretativista dos dados do livro-texto em questão, que é destinado ao ensino de português como língua estrangeira. A discussão e as análises de dados foram feitas a partir do conteúdo do livro-texto em paralelo com o conteúdo apresentado como suporte no livro do professor. Com as análises, foi possível perceber que o livro propõe, majoritariamente, como é possível ver em outros materiais, um ensino-aprendizagem de léxico a partir de vocábulos apresentados de forma descontextualizada. Todavia, vemos, também, em alguns momentos, aspectos trabalhados de forma a contemplar a temática proposta na unidade, utilizando o léxico de modo a considerar tanto elementos contextuais quanto culturais.
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