Gêneros, retextualização e a língua: formação de uma professora de PLE

Autores

Palavras-chave:

língua - gêneros discursivos - discurso - identidade

Resumo

Partindo de um  trabalho realizado em 2018, para a disciplina Compreensão e Produção de Textos em Português-II (CPTP-II) correspondente à Licenciatura em Língua Portuguesa da UNER-FCAD, onde estudamos a língua portuguesa, suas diferentes definições e diferentes relações com temas como: a norma e uso da língua, a língua fluida e a língua imaginária, os gêneros textuais/discursivos, a mutação de suporte dos gêneros, a retextualização, a língua e o discurso, o discurso fundador, e discurso e identidade, elaborei este artigo tentando fazer uma relação entre os temas antes nomeados e  “a língua”. Com o apoio das diferentes teorias de diversos autores, realizei citações dos textos trabalhados na disciplina e de textos investigados por minha própria conta. 


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Publicado

2022-08-02

Como Citar

Sosa, R. L., & López Sosa, R. (2022). Gêneros, retextualização e a língua: formação de uma professora de PLE. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 2(1), 132–142. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/63690