Manifestação da linguagem humana em ‘Memes’: mecanismos linguístico-discursivos

Autores

Palavras-chave:

Facebook, linguagem humana, ‘Memes’, recursos linguístico-discursivos, competência linguístico-comunicativa

Resumo

Com o advento da imprensa e das tecnologias de informação e comunicação, novas formas de manifestação da linguagem humana tendem a surgir, com realce, para o espaço cibernético. Trata-se de géneros discursivos que atendem a necessidades comunicativas dos usuários das redes sociais para fomentarem debates, expressarem opiniões, ira, entre outros. O presente estudo procura explorar ‘Memes’ do quotidiano no Facebook, a maior rede social da atualidade, com o propósito de compreender os mecanismos linguístico-discursivos de que se constituem. Para tal, faz-se a análise de alguns ‘Memes’ do contexto moçambicano para, em seguida, apresentar os mecanismos linguístico-discursivos de que se revestem. Faz-se uma descrição marcadamente qualitativa, alicerçada em técnicas documentais e bibliográficas, a partir de trinta (30) ‘Memes’ extraídos do Facebook, pelo telemóvel de um dos autores, em 2021. Da análise, foi possível apurar que os ‘Memes’ são construídos com recurso a vários mecanismos linguístico-discursivos, entre os quais, a prosódia e os ideofones, a variação alofónica, a construção lexical, expansão de sentido e linguagem coloquial, a metáfora e a anáfora lexical, a vocativização metonímica e a iconografia, consoante as competências linguística e comunicativa dos seus usuários.

Biografia do Autor

Francelino Wilson, Universidade Púnguè

Prémio IILP-Itamaraty de Artigos Científicos sobre a Língua Portuguesa, Assistente Universitário em Universidade Púnguè, Moçambique. Investigador do Centro de Linguística da Universidade do Porto, Portugal. Doutorando em Ciências da Linguagem, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.

Cadeado Oliveira Cadeado, Universidade Púnguè

Estudante finalista da graduação, Curso de Licenciatura em Ensino de Português, Universidade Púnguè, Moçambique.

Referências

AMOSSY, Ruty. Apologia da polêmica. São Paulo: Contexto, 2017.

BARROS, Lídia Almeida. "Estruturas morfossintáticas e léxico-semânticas dos termos da dermatologia". In: ISQUERDO, Aparecida Negri; ALVES, Ieda Maria (org.). As Ciências do Léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. São Paulo: Humanitas, 2007. p. 397–407.

CALIXTO, Douglas De Oliveira. Memes na internet: entrelaçamentos entre a “zoeira” de estudantes e a apropriação do gênero discurso na escola. Periferia, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 131–152, 2019. DOI: 10.12957/periferia.2019.36457.

CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto -Enfermagem, [S. l.], v. 15, p. 679–684, 2006.

CARVALHO, Aleise Guimarães; MIRANDA, Alessandra Magda De; ASSIS, Dalva Lobão. Memes do facebook: uma análise das máximas conversacionais. In: XXVI JORNADA NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE-GELNE 2012, Anais [...]. [s.l: s.n.]

CEZARIO, Maria Maura; MARTELOTTA, Mário Eduardo. "Aquisição da linguagem". In: MARTELOTTA, Mário Eduardo (org.). Manual de linguística. São Paulo: Editora Contexto, 2013. p. 207–216.

CHIMBUTANE, Feliciano. "Línguas e educação em Moçambique: Uma perspectiva sócio-histórica". In: CHIMBUTANE, Feliciano; GONÇALVES, Perpétua (org.). Multilinguismo e multiculturalismo: Em direção a uma coerência entre discurso e prática. Maputo: Alcance Editores, 2015. p. 35–75.

DA SILVA, Ananias Agostinho. Memes virtuais: gênero do discurso, dialogismo, polifonia e heterogeneidade enunciativa. Travessias, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 341–361, 2016.

DA SILVA, Kleber Aparecido. Perspetivas Decoloniais em Linguística Aplicada. Lisboa: Mercado de Letras, [em prep.].

DELGADO-MARTINS, Maria Raquel. Ouvir falar: introdução à fonética do português. 4 ed [2005]. Lisboa: Caminho, 1988.

DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE LÍNGUA E CULTURA. Referencial Camões PLE. 2017. Disponível em: https://fliphtml5.com/eykka/cnkw/basic/. Acesso em: 18 out. 2021.

FERREIRA, Helena Maria; VILLARTA-NEDER, Marco Antônio; COE, Geanne Dos Santos Cabral. Memes Em Sala De Aula: Possibilidades Para a Leitura Das Múltiplas Semioses. Periferia, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 114–139, 2019. DOI: 10.12957/periferia.2019.36936.

FIGUEIREDO, Olívia Maria. As noções de adequação, coerência e coesão e seus modos de operacionalização. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/8913/2/5401.pdf.

FILHA, Isnalda Berguer de F. Alves; ANECLETO, Úrsula Cunha. Ensino de língua portuguesa e memes de internet: outros textos, outras leituras. A Cor das Letras, Feira de Santana, v. 18, n. 3, p. 43–53, 2017. DOI: 10.13102/cl.v18i3.2054.

FIRMINO, Gregório. A situação do Português no contexto multilingue de Moçambique. In: 2010, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.(s/d) Disponível em:< http://www. fflch. usp. br/dlcv/lport/pdf/mes/06. pdf> Acesso em, 8., 2010. p. 0–32.

FREITAS, Maria João; SANTOS, Ana Lúcia. Contar (história de) sílabas: descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Edições Calibri, 2001.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Célia Maria Carcagnolo. Humor: alguns mecanismos lingüísticos. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 39, p. 111–119, 1995.

GONÇALVES, Licibel. Dicionário terminológico. Calheta: Ministério da Educação e Ciência, 2010. Disponível em: http://dt.dge.mec.pt/.

GUERRA, Christiane; BOTTA, Mariana Giacomini. O meme como gênero discursivo nativo do meio digital. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1859–1877, 2018.

HORTA, Natália Botelho. O meme como linguagem da internet: uma perspectiva semiótica. 2015. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/39700587/dissertacao_Natalia_Botelho_Horta.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1557539242&Signature=hG5d2z%2BsZ50Wn1bd%2BOZ5PecAvRU%3D&response-content-disposition=inline%3B filename%3DO_meme_com.

MALMBERG, Bertil. A Fonética. Lisboa: Livros do Brasil, 1954.

MAPASSE, Ermelinda. "O ensino do português em Moçambique: conflitos entre o uso prescritivo e os usos reais". In: SOUZA, Sweder; OLMO, Francisco Calvo Del (org.). Línguas em Português: A Lusofonia numa Visão Crítica. Porto: U.Porto Press, 2020. p. 137–152.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. 2a Edição. São Paulo: Editora Vozes, 2015.

MELO, Iran Ferreira De. Análise do discurso e análise crítica do discurso: desdobramentos e intersecções. Letra Magna: Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura, [S. l.], v. 05, n. 11, p. 1–18, 2009.

MENDONÇA, Joana Jorge Carvalho. As competências linguísticas de crianças de 4 e 5 anos: Estratégias de Intervenção. 2018. (Dissertação de Mestrado). Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa, 2018.

NETA, Juracy Pinheiro de Oliveira. Por uma tipologia dos memes na internet. Entremeios - Revista Discente da Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2017.

NGUNGA, Armindo. Monolingual education in a multilingual setting: The case of Mozambique. Journal of Multicultural Discourses, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 177–196, 2011. DOI: 10.1080/17447143.2011.577537.

NGUNGA, Armindo. Introdução à Linguística Bantu. 2a Edição. Maputo: Imprensa Universitária/UEM, 2014.

NGUNGA, Armindo; FAQUIR, Osvaldo G. Padronização da Ortografia de Línguas Moçambicanas: Relatório do III Seminário. Maputo: Centro de Estudos Africanos/UEM, 2012.

NGUNGA, Armindo; SIMBINE, Madalena Cítia. Gramática Descritiva da Língua Changana. Maputo: Edição de Autor, 2012.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso, Imaginário Social e Conhecimento. Em Aberto, Brasília, v. 61, p. 53–59, 1994.

PIOVESAN, Armando; TEMPORINI, Edméa Rita. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 29, n. 4, p. 318–325, 1995. DOI: 10.1590/s0034-89101995000400010.

POSSENTI, Sirio. Pragmática na análise do discurso. Cadernos de Estudos Linguisticos, Campinas, v. 30, n. 30, p. 71–84, 1996. DOI: 10.20396/cel.v30i0.8637041.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet, difusão de informação e jornalismo: elementos para discussão. Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma, [S. l.], p. 269, 2009. Disponível em: http://www.raquelrecuero.com/artigos/artigoredesjornalismorecuero.pdf.

REITE, Torun. À descoberta de particularidades no português de Moçambique: explorações quantitativas e comparativas. 2013. (Dissertação de Mestrado). Universitetet i Oslo, Oslo, 2013.

RIBEIRO, Camila Belizário. Gêneros discursivos e atos de fala no Facebook: uma análise de post e memes relacionados às eleições para presidência do brasil em 2014. 2015. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/25626/1/ulfl212799_tm.pdf.

RITTER, Lilian Cristina Buzato. Uma proposta de multiletramento com o gênero meme em aulas de leitura. Leitura, [S. l.], v. 64, p. 4–19, 2020.

SOUZA, Pedro De. Analise de Discurso. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011. Disponível em: http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1248/61/TAFURI%2C L. - Análise de Discurso.pdf.

THUMBO, Herculano. Cassamo e a oralização da escrita. Folha de Linguística e Literatura, Maputo, v. 6, p. 6–9, 2003.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Wilson, F., & Cadeado, C. O. (2022). Manifestação da linguagem humana em ‘Memes’: mecanismos linguístico-discursivos. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 2(1), 95–115. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/63169