DIREITO A PROPRIEDADE CONTRA O DIREITO A PRIVACIDADE: DESAFIOS PARA A REDE

Autores

  • Emilio C. Viano American University

Palavras-chave:

Relações Jurídicas, Internet, Direitos reais, Direitos autorais, Legislação.

Resumo

Este artigo analisa a Internet como instrumento, não só sob o prisma do veículo de comunicação global, mas também como um mundo novo, um mundo que existe de forma paralela e simultânea ao mundo físico e que funciona de forma independente deste. É neste mundo novo virtual que se estabelece uma nova realidade de relações jurídicas, mercantis, enfim relações sociais como um todo. Dentro desse contexto eis que surge uma nova realidade econômica. Nesse novo mundo, mais especificamente nessa nova realidade econômica onde são travadas relações interpessoais entre os usuários da internet (também consumidores dos produtos disponíveis na rede) e os criadores dos produtos, (autores das obras literárias, artísticas) surge um conflito travado na seara dos direitos reais de propriedade e direitos autorais.  A sociedade, em geral, valoriza e sobreleva os direitos autorais em detrimento do direito de uso (direito real de propriedade) e dos direitos humanos. Isto tem conseqüências importantes, principalmente, quando se trata da aplicação dos direitos de propriedade no mundo eletrônico. O ponto principal desse artigo é abordar esta área de crescimento da atividade econômica global, em que bilhões de dólares estão em jogo e onde a disputa pelo poder econômico e o controle de informações disponíveis na rede têm implicações importantes não só financeiramente, mas também, na mesma proporção, em relação ao conteúdo, às notícias, ao entretenimento e à  expressão artística. Assim, a liberdade de expressão, os direitos à privacidade, a expressão artística são confrontados com o direito à propriedade e os direitos econômicos, que parecem estar a ganhar quando se trata de legislação correlata e decisões judiciais, favorecendo, mais uma vez, o poderio econômico em prejuízo do cidadão.

Biografia do Autor

Emilio C. Viano, American University

Mestre em Sociologia e Antropologia e Ph.D. em Sociologia do Direito na New York University. É professor e pesquisador na American University, Washington DC, tendo sido professor da Universidade de Paris, Bari, Bologna (Italia), Córdoba (Argentina), Panteion (Atenas, Grécia), Universidade China de Ciência Política e Direito (Beijing), e na Xangai Universidade de Estudos Internacionais (SISU). É Presidente da Comissão Científica e membro também do Conselho de Administração da Sociedade Internacional de Criminologia (Paris), Membro do Conselho de Administração (suplente) da Associação Internacional de Direito Penal, Membro Votante da Fundação Internacional Penal e Penitenciária, Membro do Grupo de Trabalho Anti-Corrupção da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Downloads

Como Citar

Viano, E. C. (2013). DIREITO A PROPRIEDADE CONTRA O DIREITO A PRIVACIDADE: DESAFIOS PARA A REDE. Revista Eletrônica De Direito Penal, 1(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redpenal/article/view/8188

Edição

Seção

Artigos