Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista destina-se, sobretudo a publicação de artigos que tratem de temas relacionados a ciência penal de forma contemporânea. Tal objetivo insere-se na idéia de interdisciplinariedade que permita uma discussão com setores da academia e da sociedade cuja implicação com a ciência penal seja inequívoca. A vitimologia e a criminologia são áreas afins, assim como a filosofia, a psicologia, a  sociologia, a econômia, etc ... Sob esta perspectiva admitem-se artigos afins que tratem igualmente de temas relacionados a tais ambitos, desde que haja evidente implicação jurídico-penal. Nosso público alvo são os professores e alunos dos programas de pósgraduação, mestrado e doutorado em direito, bem como profissionais de diversas áreas que procurem comprender as implicações jurídico-penais da sociedade complexa. Os artigos, seguindo a formatação indicada, devem ser encaminhados para o e-mail da revista. Serão aceitos artigos científicos, artigos de revisão e análise de doutrina.

 

Políticas de Seção

Folha de Rosto

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Resumos comentados de livros recentes nacionais e estrangeiros sobre matéria relacionada com a linha editorial da Revista Eletrônica de Direito Penal.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Jurisprudência Comentada

Comentários à jurisprudência nacional, estrangeira e internacional recente, relacionando-a com a linha editorial da Revista Eletrônica de Direito Penal.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista, após o período de implantação, será avaliada por pares segundo o sistema per review pelo qual cada artigo submetido será encaminhado a dois avaliadores que formularão seu parecer sobre a adequação do artigo submetido aos parametros da revista. O prazo de avaliação de cada artigo é de 4semanas e os avaliadores consistirão em professores de outros programas de posgraduação em direito, doutores egressos dos quadros do programa de direito penal da Uerj e doutroes egressos de outros programas com conhecimentos adequados aos artigos submetidos. Na avaliação serão considerados: Relevância do tema: atualidade e interesse para a comunidade jurídica; argumentação desenvolvida pelo autor; pertinência do tema com adequação à linha da revista; clareza e coerência no desenvolvimento do tema; tratamento metodológico e qualidade do referencial teórico abordado no trabalho.

 

Periodicidade

A revista é publicada em um volume anual. Este volume se divide em dois números, o primeiro publicado em 30 de junho e o segundo em 01 dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Revista de direito penal

A revista destina-se, sobretudo a publicação de artigos que tratem de temas relacionados a ciência penal de forma contemporânea.