A revista destina-se, sobretudo a publicação de artigos que tratem de temas relacionados a ciência penal de forma contemporânea. Tal objetivo insere-se na idéia de interdisciplinariedade que permita uma discussão com setores da academia e da sociedade cuja implicação com a ciência penal seja inequívoca. A vitimologia e a criminologia são áreas afins, assim como a filosofia, a psicologia, a  sociologia, a econômia, etc ... Sob esta perspectiva admitem-se artigos afins que tratem igualmente de temas relacionados a tais ambitos, desde que haja evidente implicação jurídico-penal. Nosso público alvo são os professores e alunos dos programas de pósgraduação, mestrado e doutorado em direito, bem como profissionais de diversas áreas que procurem comprender as implicações jurídico-penais da sociedade complexa. Os artigos, seguindo a formatação indicada, devem ser encaminhados para o e-mail da revista. Serão aceitos artigos científicos, artigos de revisão e análise de doutrina.

A revista, após o período de implantação, será avaliada por pares segundo o sistema per review pelo qual cada artigo submetido será encaminhado a dois avaliadores que formularão seu parecer sobre a adequação do artigo submetido aos parametros da revista. O prazo de avaliação de cada artigo é de 4semanas e os avaliadores consistirão em professores de outros programas de posgraduação em direito, doutores egressos dos quadros do programa de direito penal da Uerj e doutroes egressos de outros programas com conhecimentos adequados aos artigos submetidos. Na avaliação serão considerados: Relevância do tema: atualidade e interesse para a comunidade jurídica; argumentação desenvolvida pelo autor; pertinência do tema com adequação à linha da revista; clareza e coerência no desenvolvimento do tema; tratamento metodológico e qualidade do referencial teórico abordado no trabalho.

A revista é publicada em um volume anual. Este volume se divide em dois números, o primeiro publicado em 30 de junho e o segundo em 01 dezembro.

Revista de direito penal

Fontes de Apoio

Agradeçemos a colaboração da AIDP através dos seus membros que regularmente remetem artigos e fornecem subsídios a trabalho desenvolvido pela revista.

Iniciativa do departamento de direito penal, começando a circular em 2013, primeiro semestre com o objetivo de divulgar trabalhos acadêmicos de excelência que resultem das pesquisas inerentes as atividades do programa, porém sobretudo a divulgação de textos de interesse a pesquisa pelos membros da comunidade acadêmica da Uerj e afins à pesquisa em ciências penais e interdisciplinares a ela relacionada. Para tanto busca-se a internacionalização dos artigos e incentiva-se a publicação de material publicado por professores e pesquisadores de outros programas e outras instituições.