RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA: O PODER JUDICIÁRIO E A SOCIEDADE COMO PROTAGONISTAS DA EFETIVIDADE DOS DIREITOS SOCIAIS

Autores

  • Fernanda Estevão Picorelli Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

política judiciária - gestão da qualidade - governança

Resumo

A acepção corrente da jurisdição, atrelada à singela aplicação da lei aos fatos da lide, hoje está defasada, cedendo espaço à ideia de que o direito é realizado quando um conflito é prevenido ou solucionado de modo eficaz e eficiente.  Este desiderato pode ser alcançado, conquanto haja uma política judiciária que seja fulcrada na gestão da qualidade. Colima-se que esta resulte na abertura a outros ramos do saber, na participação de novos atores sociais no processo de formulação das escolhas públicas, por meio da Governança, e no contínuo fomento à cultura da adoção dos meios complementares de acesso à justiça.

 

Palavras-chave:

política judiciária - gestão da qualidade - governança

Biografia do Autor

Fernanda Estevão Picorelli, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Direito Público e Evolução Social pela UNESA; Especialista em Administração do Poder Judiciário (MBA) pela FGV/Rio; Especialista em Direito Civil pela UNESA; Analista Judiciário da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

 

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Picorelli, F. E. (2013). RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA: O PODER JUDICIÁRIO E A SOCIEDADE COMO PROTAGONISTAS DA EFETIVIDADE DOS DIREITOS SOCIAIS. Revista Eletrônica De Direito Processual, 12(12). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/8675