CORTES DE VÉRTICE E REFLEXOS DAS CORTES SUPREMAS E CONSTITUCIONAIS NA CULTURA E NOS ORDENAMENTOS JURÍDICOS

Autores

  • Micaela Porto Filchtiner Linke PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
  • Marco Félix Jobim PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.70541

Palavras-chave:

Corte constitucional, corte suprema, processo civil, tutela jurisdicional.

Resumo

O presente artigo voltou-se ao tema das cortes de vértice em diferentes ordenamentos jurídicos e à avaliação crítica do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal do Brasil. O objetivo central da pesquisa foi analisar as cortes de vértice brasileiras da justiça comum, ou seja, não especializada - Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal – à luz dos modelos de cortes de vértice de diferentes países. Para tanto, utilizou-se essencialmente de método de abordagem dedutivo tradicional, partindo-se de conceitos gerais a fim de depreender conclusões específicas. Como resultado, repisou-se conceitos essenciais às cortes de vértice e características de alguns modelos de cortes, permitindo-se observar que o sistema brasileiro possui similaridades com outros ordenamentos jurídicos e concluindo-se no sentido de que cada corte de vértice – à sua maneira – reflete a cultura jurídica local do seu próprio ordenamento jurídico face à clara intersecção do direito com a cultura.

Biografia do Autor

Micaela Porto Filchtiner Linke, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Doutora em Direito Processual pela Universidade do Estado do Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS em Teoria Geral da Jurisdição e Processo, bolsista CAPES/PROEX. Advogada. Porto Alegre/RS, Brasil.

Marco Félix Jobim, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Doutor em Teoria Geral da Jurisdição e do Processo pela PUC/RS, local em que exerce o cargo de Professor Adjunto na graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu). Estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Paraná (2015-2017). Mestre em Direitos fundamentais pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista pela UFRGS, PUC/RS e UNIRITTER. Advogado. Porto Alegre/RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

Linke, M. P. F., & Jobim, M. F. (2022). CORTES DE VÉRTICE E REFLEXOS DAS CORTES SUPREMAS E CONSTITUCIONAIS NA CULTURA E NOS ORDENAMENTOS JURÍDICOS. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(3). https://doi.org/10.12957/redp.2022.70541