SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DAS DESPESAS PROCESSUAIS COMO ESTÍMULO À PRÉVIA TENTATIVA DE AUTOCOMPOSIÇÃO EXTRAJUDICIAL

Autores

  • Fernando da Fonseca Gajardoni USP Ribeirão Preto
  • Talita Mara Gonçalves USP Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.70392

Palavras-chave:

Justiça multiportas, mediação, conciliação, autocomposição extrajudicial, nudges, sanção premial.

Resumo

O presente artigo investiga caminhos à efetivação da Justiça Multiportas, explorando os ideais do paternalismo libertário, da teoria dos nudges e do instituto das sanções premiais. Com fulcro nesses estudos, propõe-se a suspensão do pagamento das despesas processuais a quem, efetivamente, tentar a autocomposição extrajudicial. A proposta aborda aspectos sobre a gratuidade da justiça, a valorização da advocacia extrajudicial e o princípio da confidencialidade, norteando-se pela responsabilidade, maturidade e cooperação indispensáveis às partes demandantes.

Biografia do Autor

Fernando da Fonseca Gajardoni, USP Ribeirão Preto

Doutor e Mestre em Direito Processual pela USP/FD. Professor Doutor de Direito Processual da USP/FDRP. Juiz de Direito no Estado de São Paulo, atualmente atuando como Juiz Auxiliar junto ao Superior Tribunal de Justiça. Ribeirão Preto/SP, Brasil.

Talita Mara Gonçalves, USP Ribeirão Preto

Advogada. Especialista em direito processual civil pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP. Ribeirão Preto/SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

Gajardoni, F. da F., & Gonçalves, T. M. (2022). SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DAS DESPESAS PROCESSUAIS COMO ESTÍMULO À PRÉVIA TENTATIVA DE AUTOCOMPOSIÇÃO EXTRAJUDICIAL. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(3). https://doi.org/10.12957/redp.2022.70392