DIFICULDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TEORIA DE PRECEDENTES A PARTIR DO CRITÉRIO DE AUTORIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2023.65794

Palavras-chave:

Precedentes. Autoridade. Empirismo. Deliberação. Dificuldades.

Resumo

O desenvolvimento de uma teoria dos precedentes judiciais no Brasil requer o enfrentamento de algumas dificuldades. Neste trabalho, propõe-se a análise de duas dessas dificuldades a partir da crítica ao critério de autoridade como o principal elemento que justifica a aplicação dos precedentes. A primeira delas diz respeito à teoria do direito e a outra, ao modo como o Supremo Tribunal Federal (STF) decide. As duas críticas têm como plano de fundo a sistemática dos precedentes judiciais no Código de Processo Civil de 2015.

Biografia do Autor

Shayane do Socorro de Almeida da Paixão, Universidade Federal do Pará

Doutoranda e Mestre em Direitos Humanos com ênfase em Processo Civil pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Graduada em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Belém, Pará. E-mail: shayanepaixao@hotmail.com.

Rosalina Moitta Pinto da Costa, Universidade Federal do Pará

Professora dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Pará- UFPA (Belém, PA, Brasil), Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestrado em Direito Agrário pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Inovações no Processo Civil (CNPq).

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

de Almeida da Paixão, S. do S., & Pinto da Costa, R. M. (2022). DIFICULDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TEORIA DE PRECEDENTES A PARTIR DO CRITÉRIO DE AUTORIDADE. Revista Eletrônica De Direito Processual, 24(1). https://doi.org/10.12957/redp.2023.65794