O JUIZ E A DÚVIDA: REFLEXÕES SOBRE A DECISÃO JUDICIAL

Autores

  • Renê Hellman Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR
  • Eduardo Galduróz Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ibiúna, SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.64400

Palavras-chave:

decisão judicial, cognição, fundamentação, certeza, dúvida

Resumo

Este artigo tem a finalidade de defender a necessidade de exposição das dúvidas do juiz a respeito do objeto do conflito processual na decisão judicial. Trata-se de um direito das partes, que decorre do dever de fundamentação das decisões judiciais, da garantia do contraditório e do dever de boa-fé que se impõe também ao juiz. Defende-se a necessidade de exposição da dúvida na decisão judicial, para possibilitar a construção de decisões mais honestas, livrando o juiz do peso de sempre ter certeza sobre o que está julgando, o que otimizará os mecanismos de controle da decisão pelas partes e de reinterpretação da decisão por outros julgadores no mesmo processo. O método utilizado foi o dedutivo e a pesquisa desenvolveu-se a partir da leitura e interpretação de obras doutrinárias e de textos normativos.

Biografia do Autor

Renê Hellman, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR

Mestre em Ciência Jurídica (UENP). Professor do Departamento de Direito Processual da UEPG. Coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Processual do STJ na UEPG. Doutorando em Direito pela UFPR. Membro do IBDP e da ABDPRO. Ponta Grossa /PR. 

Eduardo Galduróz, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ibiúna, SP

Juiz de Direito (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo). Secretário do Conselho Executivo da Associação dos Juízes para a democracia - biênio 2015-2017. 

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Hellman, R., & Galduróz, E. (2021). O JUIZ E A DÚVIDA: REFLEXÕES SOBRE A DECISÃO JUDICIAL. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(1). https://doi.org/10.12957/redp.2022.64400