BREVE HISTÓRIA SEMÂNTICA DE CAUSA EM JUÍZO: A CONTEMPORANEIDADE DO PENSAMENTO DE ENRICO REDENTI

Autores

  • Gustavo Henrichs Favero Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.63329

Palavras-chave:

Enrico Redenti, semântica, causa, demanda, fundamento

Resumo

O texto possui como objetivo, contextualizando-se o estudo etimológico do vocábulo “causa”, elaborado por Enrico Redenti, sistematizar o termo no dúplice sentido processual empregado (como demanda e como fundamento), nos lindes do Código de Processo Civil de 2015. Assim, introduz-se o assunto através do seminal texto “Breve storia semantica di ‘causa in giudizio’” – publicado originalmente em 1961 – para posteriormente realizar-se o cotejo com a dogmática brasileira e, ao final, concluir pela contemporaneidade e adequação de uma doutrina muitas vezes relegada ao ostracismo. Faz-se uso, fundamentalmente, do método de revisão bibliografia.  

Biografia do Autor

Gustavo Henrichs Favero, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Doutorando em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP, da Associação Brasileira de Direito Processual – ABDPro e da Academia Brasileira de Direito Processual Civil. Professor Convidado na Escola Superior da Advocacia de Santa Catarina e em cursos de Pós-Graduação em Direito Processual. Juiz de Direito em São Paulo. São Paulo/SP, Brasil. E-mail: : ghfavero@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-06-04

Como Citar

Henrichs Favero, G. (2022). BREVE HISTÓRIA SEMÂNTICA DE CAUSA EM JUÍZO: A CONTEMPORANEIDADE DO PENSAMENTO DE ENRICO REDENTI. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(2). https://doi.org/10.12957/redp.2022.63329