A GRATUIDADE DA JUSTIÇA PARA MENOR DE IDADE EM AÇÃO DE ALIMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.61146

Palavras-chave:

Processo civil, ação de alimentos, gratuidade da justiça, representação e assistência legal, situação financeira do menor de idade

Resumo

Este artigo se propõe a abordar a gratuidade da justiça para menor de idade em ação de alimentos, pois a investigação científica do qual provém indicou a necessidade de adequação dos critérios para sua concessão neste tipo de demanda judicial, a fim de não se confundir a situação financeira do beneficiário (crianças e adolescentes) com a de seu/sua representante/assistente legal. Vinculado à linha crítico-metodológica, este artigo busca repensar os institutos jurídicos de maneira atual e apresentar soluções para os casos concretos, bem como, ao assumir a vertente jurídico-dogmática, discutir as proposições normativas aplicáveis com a atenção voltada para a sociedade e seus conflitos, de modo a permitir que o direito alcance efetividade social.

Biografia do Autor

Lucas Abreu Barroso, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Advogado. Professor na Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES. E-mail: lab1971@gmail.com.

Sara Rodrigues Pereira Assis, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. Servidora pública federal comissionada. Pósgraduanda no Complexo de Ensino Renato Saraiva. Vitória/ES. E-mail: sara.rpereira711@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Abreu Barroso, L., & Rodrigues Pereira Assis, S. (2021). A GRATUIDADE DA JUSTIÇA PARA MENOR DE IDADE EM AÇÃO DE ALIMENTOS. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(1). https://doi.org/10.12957/redp.2022.61146