JURISDIÇÃO CIVIL BRASILEIRA EM CRISE: DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Antonio Pereira Gaio Junior Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2021.56693

Palavras-chave:

Jurisdição Civil. Realização de Direitos. Pandemia. Crise. Futuro da Justiça.

Resumo

O presente artigo procura analisar a jurisdição civil brasileira em tempos de pandemia, demonstrando a crise da mesma já em momentos anteriores, a efetiva realização da jurisdição de urgência em momento pandêmico e possíveis apontamentos para o seu exercício futuro.

Biografia do Autor

Antonio Pereira Gaio Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Pós-Doutor em Direito (Universidade de Coimbra/POR). Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos (Ius Gentium Conimbrigae/ Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-POR). Doutor em Direito (UGF). Mestre em Direito (UGF). Pós-Graduado em Direito Processual (UGF). Visiting Professor no Ius Gentium Conimbrigae (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/POR). Professor Associado de Processo Civil e Teoria Geral do Processo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenador da Pós-Graduação em Direito Processual Contemporâneo (UFRRJ). Membro da International Association of Procedural Law (IAPL). Membro do Instituto Iberoamericano de Direito Processual (IIDP). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Membro da International Bar Association (IBA). Membro da Associação de Direito e Economia Europeia (ADEE). Membro Efetivo da Comissão Permanente de Direito Processual Civil do IAB-Nacional. Líder do Grupo de Pesquisa “Processo Civil e Desenvolvimento” (UFRRJ/CNPq). Advogado. Rio de Janeiro/RJ.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Gaio Junior, A. P. (2020). JURISDIÇÃO CIVIL BRASILEIRA EM CRISE: DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Eletrônica De Direito Processual, 22(1). https://doi.org/10.12957/redp.2021.56693