TECNOLOGIA A SERVIÇO DO ACESSO À JUSTIÇA: MEIOS ADEQUADOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA SOCIEDADE MODERNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2021.48842

Palavras-chave:

Acesso à justiça, Autocomposição, Online Dispute Resolution, Sociedade da informação, Solução de Conflitos

Resumo

A sociedade de informação possui relação intrínseca com a tecnologia, que deve ser assimilada não apenas pelos particulares, mas também pelo Estado em suas esferas de Poder, entre elas, o Poder Judiciário. Propõe-se a análise do uso da tecnologia para consecução da sua prestação principal – a jurisdicional – em prol do efetivo acesso à justiça, através da implantação de meios digitais de solução de conflitos, denominados ODR – Online Dispute Resolution. Emprega-se o método dedutivo, ao abordar a sociedade de informação, os principais aspectos do acesso à justiça e dos meios de solução de conflitos para, enfim, aliá-los ao emprego da tecnologia.

Biografia do Autor

Rozane da Rosa Cachapuz, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Direito Internacional, com ênfase em Direito de Família, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), mestrado em Direito Negocial, nas áreas de Civil e Processo Civil, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduação em Direito pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenadora dos cursos de Pós Graduação em Direito Empresarial, Direito de Família à Luz da Responsabilidade Civil, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Alexia Domene Eugenio, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Especialista em Direito Constitucional pela Faculdade Internacional Signorelli – FISIG. Graduação em Direito pelo Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente. Mediadora e Conciliadora certificada pelo Conselho Nacional de Justiça. Advogada.

Downloads

Publicado

2021-09-09

Como Citar

Cachapuz, R. da R., & Eugenio, A. D. (2021). TECNOLOGIA A SERVIÇO DO ACESSO À JUSTIÇA: MEIOS ADEQUADOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA SOCIEDADE MODERNA. Revista Eletrônica De Direito Processual, 22(3). https://doi.org/10.12957/redp.2021.48842