DA FUNDAMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A DECRETAÇÃO DE MEDIDA CAUTELAR PESSOAL NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Autores

  • Débora Carvalho Fioratto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Priscilla Carvalho Fioratto Puc Minas. Belo Horizonte/MG – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2019.42207

Palavras-chave:

fundamentação, medida cautelar

Resumo

O presente artigo visa a estudar as medidas cautelares pessoais e a fundamentação necessária para sua decretação pelo julgador no contexto do Estado Democrático de Direito. Para tanto, demonstrou-se as alterações advindas com a Lei 12.403/2011, a positivação de medidas substitutivas à prisão, tornando-se esta medida de ultima ratio. Constatou-se que o requisito e os fundamentos para verificar a necessidade e adequação da prisão preventiva são os mesmos para que se possa impor restrições à liberdade – medidas alternativas do art. 319 CPP – antes da sentença penal condenatória definitiva. Buscou-se delimitar o papel das partes e do juiz no Estado Democrático de Direito, bem como compreender os princípios que constituem o modelo constitucional de processo – contraditório, ampla argumentação, terceiro imparcial e fundamentação das decisões, levando em consideração as especificidades do processo penal – princípio acusatório e presunção de inocência.

Biografia do Autor

Débora Carvalho Fioratto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista Capes. Mestre em Direito Processual pela PUC-Minas. Bolsista Fapemig. Bacharel em Direito pela PUC-Minas. Assessora no MPMG. Belo Horizonte/MG – Brasil.

Priscilla Carvalho Fioratto, Puc Minas. Belo Horizonte/MG – Brasil

Bacharel em Direito pela Puc Minas. Belo Horizonte/MG – Brasil

Downloads

Publicado

2019-04-25

Como Citar

Fioratto, D. C., & Fioratto, P. C. (2019). DA FUNDAMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A DECRETAÇÃO DE MEDIDA CAUTELAR PESSOAL NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Revista Eletrônica De Direito Processual, 20(1). https://doi.org/10.12957/redp.2019.42207