AGRAVO DO PROJETO Nº 156/2009 E POSSÍVEIS REPERCUSSÕES NO HABEAS CORPUS

Autores

  • Leonardo Costa de Paula Universidade Cândido Mendes

Palavras-chave:

habeas corpus, agravo, recurso em sentido estrito, inconstitucionalidade, interpretação conforme

Resumo

O presente estudo faz uma análise dentro do Direito Processual Penal, cujo objetivo é analisar as repercussões do habeas corpus se houver a entrada em vigor do projeto de Lei nº156/2009. Utilizou-se o método analítico, crítico, dedutivo para a análise e aprofundamento do objeto de pesquisa. Com este pretende-se fazer a reforma global do Código de Processo Penal, se for aprovado e entrar em vigor tem a previsão do recurso de agravo para substituir o atual Recurso em Sentido Estrito do Código de Processo Penal. É este instituto que traz possíveis repercussões no tratamento do habeas corpus que tenderia a limitação pelo agravo de instrumento ou retido dentro de algumas situações definidas no projeto, analisadas de maneira superficial para não se perder o objeto de estudo. Em que pese a clara inconstitucionalidade da limitação do habeas corpus é possível fazer uma interpretação conforme a constituição para adequar o futuro tratamento de maneira mais adequada e permitir que haja duas espécies de habeas corpus com fundamentações e utilidades distintas não sendo necessário apenas postular por tal inconstitucionalidade.

Biografia do Autor

Leonardo Costa de Paula, Universidade Cândido Mendes

Professor de Introdução ao Direito da Universidade Candido Mendes. Mestre em Direito Público e Evolução Social na linha de pesquisa Acesso à Justiça e Efetividade do Processo pela UNESA-RJ.Bolsista Capes. Pós-graduado em Direito e Processo Penal. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela UCAM-RJ e advogado criminalista com atuação centrada no Estado do Rio de Janeiro, Advogado integrante do Projeto de Presos Provisórios da Associação para Revisão Prisional, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-06-05

Como Citar

Paula, L. C. de. (2016). AGRAVO DO PROJETO Nº 156/2009 E POSSÍVEIS REPERCUSSÕES NO HABEAS CORPUS. Revista Eletrônica De Direito Processual, 5(5). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/23108