NOTAS SOBRE A INFLUÊNCIA DO DIREITO MATERIAL SOBRE A TÉCNICA PROCESSUAL NO CONTENCIOSO JUDICIAL ADMINISTRATIVO

Autores

  • Fernando Gama de Miranda Netto Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Justiça Administrativa – poder judicial – garantias do processo justo.

Resumo

Um dos objetivos do presente trabalho é investigar a distinção apontada por alguns autores entre verdade formal e verdade material, especialmente no contexto dos litígios de direito público. Examina-se o modo pelo qual os princípios dispositivo e do inquisitório incidem e afetam o direito processual. Enquanto grande número de juristas brasileiros exige uma ampliação do poder judicial na investigação dos fatos, outros fazem recair as bases do processo justo sobre a autonomia processual das partes, a preservação da imparcialidade judicial e outras garantias processuais. A segunda orientação guiou metodologicamente o exame dos problemas apresentados.

Biografia do Autor

Fernando Gama de Miranda Netto, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Direito pela Universidade Gama Filho(RJ), com período de pesquisa de um ano junto à Deutsche Hochschule fürVerwaltungswissenschaften de Speyer (Alemanha) ejunto ao Max-Planck-Institut (Heidelberg) com bolsa CAPES/DAAD. Professor Adjunto de Direito Processual da Universidade Federal Fluminense. Advogado. Principais obras: Ônus da Prova no Direito Processual Público, Lumen Juris, 2009; A ponderação de interesses na tutela de urgência irreversível, Lumen Juris, 2005.

Downloads

Publicado

2016-02-18

Como Citar

de Miranda Netto, F. G. (2016). NOTAS SOBRE A INFLUÊNCIA DO DIREITO MATERIAL SOBRE A TÉCNICA PROCESSUAL NO CONTENCIOSO JUDICIAL ADMINISTRATIVO. Revista Eletrônica De Direito Processual, 4(4). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/21613