LEI N. 12.016/09 - ASPECTOS POLÊMICOS DA NOVA LEI DO MANDADO DE SEGURANÇA

Autores

  • Paulo Henrique dos Santos Lucon Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Mandado de Segurança, Lei n. 12.016/09, vetos, aspectos polêmicos, questões processuais.

Resumo

O presente artigo trata da recente Lei n. 12.016 de 7 de agosto de 2009 que regulamenta o uso de mandado de segurança individual e coletivo. Será demonstrado que a lei foge das idéias iniciais dos integrantes da denominada “Comissão Caio Tácito” e representa, no geral, um retrocesso. Nesse sentido, dois vetos foram apresentados pelo Presidente da República: o primeiro relacionado ao parágrafo único do artigo 5º do PLC, no sentido de que a exigência de notificação prévia como condição para a propositura do mandado de segurança poderia gerar questionamentos quanto ao início da contagem do prazo e o segundo veto relacionado ao parágrafo 4º do artigo 6º, que estabelece um prazo de 10 (dez) dias para que o impetrante rebata a suposta ilegitimidade da autoridade coatora no processo. Outros aspectos processuais também são tratados, tais como o cabimento de recurso; a legitimidade ativa no mandado de segurança coletivo; a relação entre demandas nos mandado de segurança individual e coletivo; a criminalização na desobediência da ordem; a coisa julgada; o depósito para a apreciação (e eventual concessão) de liminares; e por fim, a vedação de liminares e execução provisória (I) em matéria remuneratória, (II) para a compensação de créditos tributários e (III) quando o seu objeto for a entrega de bens e mercadorias provenientes do exterior.

Biografia do Autor

Paulo Henrique dos Santos Lucon, Universidade de São Paulo

Advogado. Mestre e Doutor em direito processual na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor Doutor de direito processual civil na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Especializou-se em direito processual civil na Universidade Estatal de Milão. Diretor do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP. Membro do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual - IIDPe da International Association of Procedural Law. Juiz do Tribunal Regional Eleitoral. Lucon@lucon.adv.br e www.lucon.adv.br.

Downloads

Publicado

2016-01-29

Como Citar

dos Santos Lucon, P. H. (2016). LEI N. 12.016/09 - ASPECTOS POLÊMICOS DA NOVA LEI DO MANDADO DE SEGURANÇA. Revista Eletrônica De Direito Processual, 7(7). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/21140