RECURSOS EXCEPCIONAIS E VALORAÇÃO DE PROVAS

Autores

  • Layla Gonçalves Hatab
  • Margareth Vetis Zaganelli

Palavras-chave:

Recursos Excepcionais. Finalidade. Restrição do Efeito Devolutivo. Reexame de Provas. Valoração de Provas.

Resumo

Trata-se de artigo com o fito de análise quanto à possibilidade de exame de matéria fática nos recursos excepcionais. Inicia com um breve histórico acerca desta espécie recursal ressaltando a finalidade destes recursos. Ato contínuo explicita a distinção entre questão de fato e questão de direito para em seguida fixar se matéria fática pode vir a ser objeto de recursos excepcionais. Por último, aborda a distinção entre reexame de provas e valoração de provas. Conclui que enquanto o reexame de provas implica em análise de matéria fática probatória, o que é vedado em julgamento de recursos excepcionais, a valoração de provas constitui-se como questão de direito, o que autoriza o seu conhecimento e eventual provimento pela via dos recursos dito excepcionais.

Biografia do Autor

Layla Gonçalves Hatab

Mestranda em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Grupo de Estudo em Direito Probatório do Programa de Mestrado em Direito Processual Civil da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Advogada.

Margareth Vetis Zaganelli

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Associada do Departamento de Direito e do Curso de Mestrado em Direito Processual Civil da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vice-Diretora do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Grupo de Estudo em Direito Probatório do Programa de Mestrado em Direito Processual Civil da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2016-01-28

Como Citar

Gonçalves Hatab, L., & Vetis Zaganelli, M. (2016). RECURSOS EXCEPCIONAIS E VALORAÇÃO DE PROVAS. Revista Eletrônica De Direito Processual, 7(7). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/21131