ANÁLISE CRÍTICA E SISTEMÁTICA ACERCA DA (MODERNA) TEORIA GERAL DA PROVA CÍVEL

Autores

  • Vitor Gonçalves Machado

Palavras-chave:

Prova, modelo constitucional, ônus da prova, contraditório, verdade processual.

Resumo

O tema da prova cível tem ganhado demasiada importância nos últimos tempos, sobretudo após a Constituição Federal de 1988. O ônus da prova, sua classificação e características, sua principiologia e a própria definição do que venha a ser “prova” devem ganhar uma roupagem publicista e baseada no modelo constitucional do processo civil brasileiro. Outrossim, importante se faz a análise dos dispositivos legais insertos no Projeto de Lei nº 166/2010. Uma nova perspectiva a respeito do contraditório no âmbito da prova e da construção da verdade processual, igualmente, é necessária para a (moderna) compreensão da teoria geral da prova cível.

Biografia do Autor

Vitor Gonçalves Machado

Bacharel em Direito (UFES – Universidade Federal do Espírito Santo). Aluno Especial do Curso de Mestrado em Processo Civil da UFES – Disciplina: Justiça, Verdade e Processo. Membro do Grupo de Estudo em Direito Probatório do Curso de Mestrado em Processo Civil da UFES. Pós-graduado em Direito do Estado pela Universidade Anhanguera/ LFG. Advogado (OAB/ES).

Downloads

Publicado

2016-01-12

Como Citar

Gonçalves Machado, V. (2016). ANÁLISE CRÍTICA E SISTEMÁTICA ACERCA DA (MODERNA) TEORIA GERAL DA PROVA CÍVEL. Revista Eletrônica De Direito Processual, 9(9). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/20408