EFETIVIDADE NO PROCESSO ANTIEXACIONAL: A PERSECUÇÃO DA COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA NA EXECUÇÃO COLETIVA DO DIREITO INDIVIDUAL HOMOGÊNEO

Autores

  • Juliana Peralva Domingues

Palavras-chave:

Direito Processual Coletivo Antiexacional. Direitos e Interesses Individuais Homogêneos. Execução de Sentença Coletiva. Compensação Tributária. Efetividade Jurisdicional.

Resumo

A consolidação do Direito Processual Coletivo, enquanto ramo específico, é fenômeno contemporâneo; e, como tal, pelo débil arcabouço normativo vigente, exige estudo minucioso, buscando parâmetros que dêem azo a um tratamento de melhor efetividade à matéria. Efetividade esta, para o presente contexto, analisada à luz da repercussão da compensação tributária no âmbito da execução de sentenças coletivas, quando da tutela de direitos individuais homogêneos. Ainda o mais ao sê-la reforçada pela hodierna tendência às novas sentenças e aos novos poderes do juiz para a prestação da tutela jurisdicional. Tal sistematização e análise constituem o objetivo precípuo deste trabalho, que, acrescido do fato de que o processo coletivo revela-se um dos caminhos mais potencializados para um instrumento de tutela dos hipossuficientes, encontra na sua função social o seu porquê.

Biografia do Autor

Juliana Peralva Domingues

Advogada e Professora. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera – UNIDERP. Mestranda em Sociologia e Direito (PPGSD) pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2016-01-12

Como Citar

Peralva Domingues, J. (2016). EFETIVIDADE NO PROCESSO ANTIEXACIONAL: A PERSECUÇÃO DA COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA NA EXECUÇÃO COLETIVA DO DIREITO INDIVIDUAL HOMOGÊNEO. Revista Eletrônica De Direito Processual, 9(9). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/20381