EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS: ENFOQUES TEÓRICOS-METODOLÓGICOS NA CULTURA DIGITAL

Autores

  • Carloney Alves de Oliveira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.70128

Resumo

É com orgulho e admiração pela ReDoC, que apresentamos este editorial intitulado “Educação Matemática e Tecnologias: enfoques teóricos-metodológicos na cultura digital”. Justifica-se  a  escolha  do tema  para  este  número  temático,  o desafio  de  refletir  sobre  a  importância  da Educação Matemática  no  cenário  das Tecnologias  nos  processos  de  ensino  e  de aprendizagem, que nos remete a compreender sobre as possibilidades e potencialidades que esse binário possui para produzir significados nestes espaços, dentro e fora da escola, para  a  reorganização  do  pensamento  matemático  relativo  às  mudanças  curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico. Os artigos que compõem este número temático proporcionaram espaços para a construção do saber ao processo de ensino e de aprendizagem, a fim de que os sujeitos envolvidos pudessem construir conceitos matemáticos, e produzirem significados nas suas aulas, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional crítico-reflexivo.

Referências

AGUIRRE, Uriel José Castellanos; GONZÁLEZ, Yaimar Del Valle Montoya. REFLEXÕES SOBRE A CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2022, p. 109-124. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63108

ALVES, Dieime Machado; CARNEIRO, Raylson dos Santos; CARNEIRO, Rogerio dos Santos. GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O USO DE JOGOS DIGITAIS NAS AULAS COMO MOTIVADORES DA APRENDIZAGEM. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2022, p. 146-164. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65527

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro; NETO, Hermínio Borges. TRILHA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA REALIZADA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO NO MUNÍCIPIO DE CANINDÉ, CE. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2022, p. 180-201. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66745

CRUZ, Alixandre Marques; VASCONCELOS, Carlos Alberto. LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: PRESCRIÇÕES TECNOLÓGICAS E ENTENDIMENTOS DE ALUNOS DO 6º ANO. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2022, p. 38-62. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62525

MARINS, Vívia de Souza; BAIRRAL, Marcelo Almeida. OLHARES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS ONLINE. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2022, p. 90-108. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62963

OLIVEIRA, Carloney Alves de; AMANCIO, Joenneyres Raio de Souza. EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS POTENCIALIZADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2022, p. 165-179. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63254

SANTANA, Cecilia Cabral Cabral Mascarenhas de; SILVA, Ana Lúcia Gomes da. GESTAR II: PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2022, p. 202-204. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.69152

SANTOS, Francieli Aparecida Prates dos; CIRÍACO, Klinger Teodoro. PESQUISA NETNOGRÁFICA COM FAMÍLIAS E O SENTIDO DE NÚMERO NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2022, p. 63-89. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62719

SILVA, Daniela Mendes Vieira da; ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. NOVELOS DE INTERAÇÕES CAÓTICAS EM UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2022, p. 15-37. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62624

TEIXEIRA, Jaylson; DINIZ, Leandro do Nascimento. CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2022, p. 125-145. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63212

Downloads

Publicado

2022-08-13

Como Citar

OLIVEIRA, Carloney Alves de. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS: ENFOQUES TEÓRICOS-METODOLÓGICOS NA CULTURA DIGITAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 09–14, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.70128. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/70128. Acesso em: 18 abr. 2024.