A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E MUSEUS DE CIÊNCIA NA PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS DA CASA DA CIÊNCIA DA UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64535

Palavras-chave:

Museus e centros de ciência, Professores, Mídias sociais digitais, Pandemia de COVID-19

Resumo

Considerando a importância da compreensão acerca da ciência e da tecnologia, seus usos e controvérsias, bem como a relevância desse entendimento para o exercício da cidadania, encontramos nos museus e centros de ciência e tecnologia, espaços relevantes na diminuição das distâncias entre ciência e sociedade. Esses locais, com suas variadas atividades para diversos públicos, podem servir também como ferramentas para a inclusão social. Nesta perspectiva, uma relação de grande relevância para os museus de ciências são as estabelecidas com professores, escolas e secretarias de educação. Com destaque especial aos professores, que podem atuar como peças-chave na construção de relacionamentos sólidos em que a função social do museu seja percebida da melhor forma possível. Nestes últimos tempos, entretanto, as ações tanto de escolas quanto dos museus precisaram ser repensadas, devido à pandemia de COVID-19. Por conta da suspensão das atividades presenciais, nos foram apresentados novos desafios tanto de atuação quanto de relacionamento com esse público. Neste relato de experiência buscamos apresentar as ações voltadas para professores que a Casa da Ciência da UFRJ vem realizando durante esse período de pandemia. A partir das observações da equipe e dos dados coletados, percebemos diversos desafios que vêm se apresentando ao longo do processo de construção e manutenção das ações, especialmente no que diz respeito à atuação nas mídias digitais e a manutenção do vínculo com os professores. Apontamos ao final, a importância de ações que favoreçam o diálogo entre museus e professores, a fim de que um ambiente colaborativo seja desenvolvido.

Biografia do Autor

Livia Mascarenhas de Paula Cunha, Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Produtora Cultural da Casa da Ciência da UFRJ, mestre e doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto oswaldo Cruz/FIOCRUZ. Atua nas áreas de museus e centros de ciência e popularização da ciência em diferentes linguagens. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ana Carolina de Jesus dos Santos, Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pedagoga  da Casa da Ciência da UFRJ, graduada Pedagogia pela UFRJ e mestranda em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Renata Zappelli Marzullo, Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Programadora Visual da Casa da Ciência da UFRJ, graduada em Comunicação Visual Design pela UFRJ e doutoranda em Tecnologia, Produto e Inovação pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Elaine Barros Siqueira, Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Auxiliar em administração: Atividades culturais de divulgação científica e publicações na Casa da Ciência da UFRJ; pós graduada em História Contemporânea pela Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

BATISTA, Alessandro; BARROS, Héliton; STUDART, Denise. A reinvenção de um museu de ciências em tempos de pandemia. Revista Museu. 2021. Disponível em: < https://www.revistamuseu.com.br/site/br/artigos/18-de-maio/18-maio-2021/11291-a-reinvencao-de-um-museu-de-ciencias-em-tempos-de-pandemia.html>. Acesso em 23/12/2021.

CARVALHO, Cristina; LOPES, Thamiris. O Público Infantil nos Museus. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 911-930, jul./set. 2016.

CASTELFRANCHI, Yuji. O Museu como catalisador da cidadania científica. In: Massarani, Luisa; NEVES, Rosicler. AMORIM, Luís. (org). Divulgação Científica e Museu de Ciência: O Olhar do visitante – Memórias do evento. Rio de Janeiro: Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz/FOICRUZ, RedPop. p.37-46. 2016

CAZELLI, Sibele; COIMBRA, Carlos Alberto Quadros; GOMES, Isabel Lourenço; VALENTE, Maria Esther. Inclusão social e a audiência estimulada em um museu de ciência. Museologia & Interdisciplinaridade. Vol 4, nº7, p 203-223. Out./Nov. de 2015.

COSTA, Andrea Fernandes. A importância da colaboração museu-escola. In: Guia de visitação ao Museu Nacional: reflexões, roteiros e acessibilidade. ANDRADE, Antonio Ricardo Pereira de (org). Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, p.7-10. 2013.

COSTA, Andrea Fernandes; NASCIMENTO, Cecília Maria Pinto; MAHOMED, Carla; REQUEIJO, Flávia; CAZELLI, Sibele. 2007. Pensando a Relação Museu-Escola: o MAST e os professores. In: Anais do Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. 2007, Florianópolis. CD-ROM

DICKSON, David; KEATING, Barbara; MASSARANI, Luísa. (ORG). Guia de divulgação científica. Rio de Janeiro: SciDev.Net: Brasília, DF : Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, 2004.

ICOM. Conselho Internacional de Museus. Museos, profesionales de los museos y COVID-19: resultados de la encuesta. Disponível em: https://icom.museum/wpcontent/uploads/2020/05/Informe-museos-y-COVID-19.pdf Acesso em: 26 de dezembro de 2021

KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda. A análise da parceria museu-escola como experiência social e espaço de afirmação do sujeito. In. GOUVÊA, Guaracira. et. al. (org.) Educação e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Access (2003): 107-128.

MARTI, Frieda; COSTA, Andrea Fernandes. A Educação Museal em tempos de pandemia: desafios e dilemas de um campo em construção. In: COLACIQUE, Rachel; SANTOS, Rosemary dos; AMARAL, Miriam (org.) Práticas pedagógicas em tempos de pandemia. 1 ed. Rio de Janeiro: Independente, 2021. p. 189 – 208.

MARZULLO, Renata; DOS SANTOS, Ana Carolina; CAVALCANTI, Jeniffer; DA SILVA, Letícia. Museus e centros de ciência na cibercultura: uma análise das mídias sociais digitais da Casa da Ciência da UFRJ em tempos de pandemia. III Seminário Acervos Culturais em Rede: Os museus e as redes durante a pandemia, 2021.

MASSARANI, Luisa. Desafios da divulgação científica na América Latina. In: Guia de divulgação científica. Rio de Janeiro: SciDev.Net: Brasília, DF : Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, 2004, p. 11-14.

PAULA, Livia Mascarenhas de. (2017). Para além do apertar botões: A função social dos museus participativos de ciências. (Tese de doutorado). Instituto Oswaldo Cruz, Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde. Rio de Janeiro.

PAULA, Livia Mascarenhas de; PEREIRA, Grazielle Rodrigues; COUTINHO-SILVA, Robson. A função social dos museus e centros de ciências: integração com escolas e secretarias de educação. Ciência e Cultura, v. 71, n. 2, p. 04-05, 2019.

PDI. Plano de desenvolvimento institucional da Casa da Ciência da UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 48p, 2017.

SIMÕES, Luciane Correia; MORAES, Monica Cristina de. A casa, o espaço e suas funções sociais: a ressignificação do passado no presente. Anais do Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, v. 15, 2016.

SIMÕES, Luciane Correia. Museu de Ciência? Centro Cultural? Os dois! Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ. Anais do XV ENECULT. p. 1-13. 2019.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

CUNHA, Livia Mascarenhas de Paula; SANTOS, Ana Carolina de Jesus dos; MARZULLO, Renata Zappelli; SIQUEIRA, Elaine Barros. A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E MUSEUS DE CIÊNCIA NA PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS DA CASA DA CIÊNCIA DA UFRJ. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 152–172, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.64535. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/64535. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática