Experiências educativas mediadas por tecnologias digitais em rede na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.64268

Resumo

Edição v. 5, n. 4, Edicação Especial.

Biografia do Autor

Felipe Carvalho, UERJ/UFRRJ

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação ProPEd/UERJ. Pesquisador-colaborador dos grupos de pesquisa GPDOC/UFRRJ e GENI/UERJ.

Edméa Santos, UFRRJ

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Educação. Sites institucionais: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeduc/, Ambiente Virtual: www.docenciaonline.pro.br. Coordenadora do GT 16 da Anped (2017-2019; 2019-2021).

Mariano Pimentel, UNIRIO

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Informática. Pesquisador de Sistemas de Informação, Informática na Educação, Comunicação e Cibercultura.

Rosemary dos Santos, UERJ

Doutora e Mestre em Educação pela UERJ. Professora Adjunta (FEBF-UERJ). Professora do Programa Proped na Linha de Pesquisa Cotidianos/Redes Educativas/Processos Culturais. Professora do Programa (PPGECC) na Linha de Pesquisa: Educação/Comunicação/Cultura. Vice-coordenadora do GPDOC. Líder do EduCiber. Parecerista Ad Hoc do GT 16, Educação/Comunicação, da ANPED. Parecerista Ad Hoc do ENDIPE. Associada da AbdC. Bolsista JCNE (FAPERJ). Procientista. Atuou 26 anos como professora da Educação Básica no Município de DC/RJ. Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação/Pesquisa/Cibercultura. Formação de Professores. Currículo. Periferias Urbanas. Educação Básica.

Referências

AQUINO JÚNIOR, José Tomaz de; PINHO, Maria Jaene Aguiar; DIAS, Rayssa Torres. Esquete online educação além da distância: compartilhando experiências das aulas virtuais de teatro no IFCE. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 303-305. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61779

ARRUDA, Heloisa Paes de Barros; HESSEL, Ana Maria Di Grado. Da angústia à felicidade: caminhos tecnológicos de professores na pandemia. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 24-50. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60048

BRAGA, Tânia Noemia Rodrigues; SOUZA, Karine Pinheiro. Do entregador de informação a mediação pedagógica por meio das TDIC na educação híbrida: um estudo de caso de professores da educação básica. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 121-139. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57472

FLÔRES, Ana Luiza Zappe Desordi; LIMA, Quelen Colman Espíndola; COUTINHO, Cadidja; RUPPENTHAL, Raquel; MARZARI, Mara Regina Bonini. Google classroom como ambiente para a formação continuada de professores: desafios e possibilidades. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 160-172. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57463

LIMA, Claudemir Jeremias de; CYSNEIROS FILHO, Gilberto Amado de Azevedo; SILVA, Neiton Carvalho da; LIMA, Elidiene gomes de oliveira. Relato de Experiência do uso das TDIC por alunos chamados de nativos digitais em Escola Pública Estadual de Ensino Médio em Recife-PE. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 258-272. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59815

LIMA, Vagna Brito de. O exercício da docência na educação básica no contexto da cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 334-343. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.64181

MANDAJI, Mônica; GRAD, Guilherme Freitas; AMORIM, Kamyla; AMORIM, Pedro; REIS, Vanessa. “Rir é um bom remédio e pode ajudar a vencer a Covid-19” Adolescentes e jovens utilizam o humor para conscientizar territórios vulneráveis. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 324-333. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.62226

MOURA, Adelina Maria Carreiro. O professor criador de experiências educacionais mediadas por tecnologias digitais na cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 51-73. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60475

MUNIZ, Joseane Lima. Versos e reversos de uma gestora escolar em tempos de ensino remoto. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 286-302. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59534

NÊTO, Juliana Caetano; MENEZES, Patrick de. Games como máquinas de aprendizagem: um relato de experiência com o uso dos games Assassin´s Creed e Civilization VI na disciplina de História. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 191-215. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.58461

NOGUEIRA, Aurinete Alves; SOUSA, Francisca Regiane Sabino de; LUSTOSA, Francisca Geny; NEPOMUCENO, Aleandra de Paiva. Um novo tempo, apesar dos perigos: atuação docente na educação básica no contexto da cibercultura - a voz das educadoras! Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 140-159. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60443

NUNES, Rodrigo dos Reis; LIMA, Josiane Bispo Cruz. O 20 do XXI: práticas de ensino desafiadoras em um tempo de tormentas. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 173-190. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56216

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Instrução (re)programada, máquinas (digitais em rede) de ensinar e a pedagogia (ciber)tecnicista. SBC Horizontes, jun. 2021. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2021/07/maquinas-de-ensinar. Acesso em: 16 dez. 2021.

RIBEIRO, Renata Aquino. Educação Aberta como mudança de jogo: histórias da pandemia. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 216-240. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.62224

ROCHA, Telma; BRANDÃO Cleyton. Cibercultura, educação básica e pandemia: plano de aula sobre as fake news das vacinas. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 74-96. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60979

SALES, Tiago Amaral; RIGUE, Fernanda Monteiro. Andarilhar pandêmico em foto-poéticas rizomáticas. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 306-323. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61833

SILVA, Jeanny Meiry Sombra; NETO, Juliana Caetano; PEREIRA, Thiago Henrique Valério; ARCEGA, Francielle Aparecida Miquilini. Integração entre os multiletramentos e a educação midiática: saberes e práticas docentes na educação básica. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 97-120. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59471

SOUSA, Adelson Pereira de Sousa; MAGALHÃES, Verônica de Oliveira. Representações sociais da docência no Ensino Fundamental II: percepção do professor e identidade docente. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 241-257. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.55113

SOUZA, Karine Pinheiro; AQUINO, Renata; LIMA, Vagna. Docência e cibercultura na educação básica. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 14-23. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.63834

VIEIRA, Sebastiao da Silva; NASCIMENTO, Roberta Barros de Oliveira; GERUSA, Cabral Guerra; ALVES, Josimar; RENOVATO, Rosangela. Educação em tempos pandêmicos: o uso do aplicativo WhatsApp como proposta de comunicação em aulas remotas. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 273-285. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.53827

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

CARVALHO, Felipe; SANTOS, Edméa; PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Rosemary dos. Experiências educativas mediadas por tecnologias digitais em rede na educação básica. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 01–13, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.64268. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/64268. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>