O exercício da docência na educação básica no contexto da cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.64181Palavras-chave:
Cibercultura-Educação Básica-Recursos TecnológicosResumo
A presente entrevista foi realizada com dois profissionais com efetiva atuação na educação básica a partir das suas lentes de análises e contribuições sobre o mesmo objeto em estudo: O exercício da docência na educação básica no contexto da cibercultura.Vislumbraremos a perspectiva de um gestor de uma rede pública de ensino nos últimos anos (2007-2021), atualmente, consultor em uma fundação, e de um pesquisador/gestor de soluções educacionais. Portanto, para a construção desse empreendimento, realizamos a mesma entrevista com Rogers Vasconcelos Mendes, ex-secretário executivo de Ensino Médio e da Educação Profissional (2019-2021) da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE) e César Augusto Amaral Nunes, ex-gerente de Desenvolvimento de Soluções do Instituto Unibanco (até a segunda metade do ano de 2021) e pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (GEPEM) da Faculdade de Educação da Unicamp.Referências
BALL, S. J. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994. 164 p. ISBN 9780335192724.
BOWE, R.; BALL, S. J.; GOLD, A. Reforming education and changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992. 188 p. ISBN 0-415-07789-3.
LARROSA BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 out. 2021.
LIMA, V. B. de; PEREIRA, M. Z. da C; SÁ, V. I. M. de. O professor diretor de turma entre Portugal e o Brasil: do contexto de influência ao contexto da prática. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/vol35n22019.91461/53895. Acesso em: 10 out. 2021.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. E-book. ISBN: 978-85-509-0541-9. Disponível em: http://www.edmeasantos.pro.br/assets/livros/Livro%20PESQUISA-FORMA%C3%87%C3%83O%20NA%20CIBERCULTURA_E-BOOK.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).