OLHARES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62963

Palavras-chave:

MCEO, Chat, Interações, Geometria.

Resumo

Esse artigo é fruto de um projeto cujas atividades ocorres em um ambiente online síncrono, no portal do Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação Matemática (GEPETICEM). Este portal possui diversos materiais curriculares educativos online (MCEO) e para cada um desses materiais temos uma aba específica chamada chat, cujo compartilhamento de ideias entre licenciandos e a captura de pontos importantes explicitados por eles ocorre em tempo real. As interações com os graduandos, alunos da turma de Ensino II, ocorreram em março de 2021. Os resultados indicam que os licenciandos comumente se sentem atraídos por estes materiais, já que trazem métodos diversificados para o ensino, e comentam suas qualidades quando comparados a livros didáticos. Por ainda estarem em formação inicial, com pouca experiência em docência, eles utilizam de suas vivências em aula no presente e como serão no futuro, comentando sobre o provável uso desses recursos e seus benefícios para quando estes começarem a lecionar.

Referências

ARQUIERES, Darling Domingos. Materiais curriculares educativos e formação continuada de professores de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – UFRRJ, Seropédica, 2019.

ARQUIERES, Darling Domingos; BAIRRAL, Marcelo Almeida. Um mapeamento de pesquisas sobre o uso de materiais curriculares educativos na formação de professores de matemática. Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, MG, v. 20, n. 2, p. 239-250, 2018.

BAIRRAL, Marcelo Almeida. Materiais curriculares educativos online como uma estratégia ao desenvolvimento profissional em matemática. Zetetiké, Campinas-SP, v. 24, n. 45, p. 75-92, 2016.

BARBOSA, Renata Cardoso.; BAIRRAL, Marcelo Almeida. Algumas reflexões de licenciandos em matemática sobre materiais curriculares educativos on-line. In: SCHEFFER, Nilce Fátima; COMACHIO, Eliziane; CENCI, Danuza (Orgs.). Tecnologias da informação e comunicação na educação matemática: articulação entre pesquisas, objetos de aprendizagem e representações. Curitiba: CRV, 2018. p. 97-116.

DAVIS, Elizabeth A.; KRAJCIK, Joseph S. Designing educative curriculum materials to promote teacher learning. Educational Researcher, v. 34, n. 3, p. 3-14, 2005.

FEIO LIMA, Reinaldo; OLIVEIRA, Andreia Maria Pereira de. Mensagens da prática pedagógica em textos de materiais curriculares educativos: uma análise a partir da dimensão interacional. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 37, 2021. doi:10.1590/0102-4698223020

MUNIZ, Gabriel; BAIRRAL, Marcelo Almeida. Materiais curriculares educativos online na licenciatura. In: BAIRRAL, Marcelo Almeida (Ed.). Ambiências e redes online: interações para ensino, pesquisa e formação docente. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 119-136.

SILVA, Maiana Santana da; BARBOSA, Jonei Cerqueira; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Materiais curriculares educativos sobre modelagem matemática e a recontextualização pedagógica operada por professores iniciantes. Unión. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, La Laguna, n. 34, p. 47-67, 2013.

Downloads

Publicado

2022-08-13

Como Citar

MARINS, Vívia de Souza; BAIRRAL, Marcelo Almeida. OLHARES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS ONLINE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 90–108, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.62963. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/62963. Acesso em: 28 mar. 2024.