Educação Aberta como mudança de jogo: histórias da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.62224

Palavras-chave:

Grécia. Itália. Polônia. Uruguai. Brasil. Recursos Educacionais Abertos.

Resumo

O texto é uma tradução adaptada de obra colaborativa publicada por autores da Grécia, Itália, Polônia, Uruguai e Brasil. Buscou-se manter o texto original resumindo apenas o necessário para adequação à publicação. No trabalho são apresentadas iniciativas positivas e mudanças na educação originadas como uma reação ao fechamento das escolas durante a pandemia do COVID-19 em 2020 e que são parte do que são conhecidas como Práticas de Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. O objetivo dessa análise é iniciar a discussão sobre o papel protagonizado pela Educação Aberta durante a pandemia e fornecer argumentos que apoiem a formação de políticas públicas. Serão descritas iniciativas de cinco países – Grécia, Itália, Polônia, Uruguai e Brasil. Para cada país forneceremos: 1. histórias específicas sobre a compreensão mais ampla do conceito de Educação Aberta durante a pandemia para incentivar debate e inspiração. Cada iniciativa é relacionada a uma Recomendação de Recurso de Educação Aberta da UNESCO (UNESCO, 2021); 2. as reações governamentais frente à pandemia e as ações tomadas, também do ponto de vista do uso da Educação Aberta para aprendizagem remota;  3. uma breve descrição dos sistemas educacionais nos dias antes da pandemia. Conclusões chave do estudo foram tiradas a partir dos registros das discussões entre os autores dos relatos e ativistas da Educação Aberta durante um workshop de dois dias em outubro de 2020 tais como: recursos, instituições e infra-estrutura construídos no modelo da Educação Aberta fornecem resiliência aos sistemas educacionais.

Biografia do Autor

Renata Aquino Ribeiro, Independente

Doutora pela PUC-SP em Educação: Currículo - Tecnologias e autora do Pesquisa Educação

Referências

ASSIS, Sheila Soares de; PIMENTA, Denise Nacif; SCHALL, Virgínia Torres. Dengue in science and biology text books indicated by the Didactic Book National Program. Ciência & Educação (Bauru), v. 19, n. 3, p. 633-656, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/Vsv54hDrXFQ6CjpKxPcn7PP/abstract/?lang=en>. Acesso em: 17/03/2021.

BAGUMA, G., BARANIUK, R., BEZUIDENHOUT, K., BISSELL, A., BOWLIN, R., BROWNE, D., CUPLINSKAS, D., DALZIEL, J., FORD, H., GRAY, E., HAGEMANN, M., HORNER, M., HUDSON, J., KING, H., LESPERANCE, J., LEVY, P., LIPSZYC, J., PETRIDES, L., RENS, A., ROSENFELD, D., SCHMIDT, J. P., SURMAN, M., TAYLOR, A., WALES, J., WEST, P., WESTERMANN, W., WILEY, D.. Declaração de Educação Aberta da Cidade do Cabo. Shuttleworth Foundation, Open Society Foundation. Cidade do Cabo, África do Sul, 2017. Disponível em: https://www.capetowndeclaration.org/ Acesso em: 17/03/2021.

BIERNAT, M., BUCHNER, A., MAJCHRZAK, M., WIERZBICKA, M. Edukacja zdalna w czasie pandemii. Centrum Cyfrowe. 2020. Disponível em: <https://centrumcyfrowe.pl/wp-content/uploads/sites/16/2020/05/Edukacja_

zdalna_w_czasie_pandemii.pptx-2.pdf>. Acesso em: 17/03/2021.

BM - BANCO MUNDIAL. Government expenditure on education, total (% of GDP) - Uruguay, Poland, Brazil, Italy, Greece. Setembro, 2020. Disponível em: <http://data.worldbank.org/indicator/SE.XPD.TOTL.GD.ZS?end=2017&locations=UY-PL-BR-IT-GR&start=2006>, Acesso em: 17/03/2021.

BOZKURT, A.; JUNG, I.; XIAO, J.; VLADIMIRSCHI, V.; SCHUWER, R.; EGOROV, G.; LAMBERT, S.; AL-FREIH, M.; PETE, J.; OLCOTT, JR., D.; RODES, V.; ARANCIAGA, I.; BALI, M.; ALVAREZ, A. J.; ROBERTS, J.; PAZUREK, A.; RAFFAGHELLI, J. E.; PANAGIOTOU, N.; DE COËTLOGON, P.; SHAHADU, S.; BROWN, M.; ASINO, T. I.; TUMWESIGE, J.; RAMÍREZ REYES, T.; BARRIOS IPENZA, E.; OSSIANNILSSON, E.; BOND, M.; BELHAMEL, K.; IRVINE, V.; SHARMA, R. C.; ADAM, T.; JANSSEN, B.; SKLYAROVA, T.; OLCOTT, N.; AMBROSINO, A.; LAZOU, C.; MOCQUET, B.; MANO, M.; PASKEVICIUS, M. A global outlook to the interruption of education due to COVID-19 pandemic: Navigating in a time of uncertainty and crisis. Asian Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, p. 1-126, 6 Jun. 2020. Disponível em: https://asianjde.org/ojs/index.php/AsianJDE/article/view/462 Acesso em: 17/03/2021.

BP - Biblioteca País. Plan Ceibal. Governo do Uruguai. 2021. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ceibal.edu.uy/?locale>. Acesso em: 17/03/2021.

CC - Ceibal en Casa. Governo do Uruguai. 2021. Disponível em: <https://www.ceibal.edu.uy/es/articulo/ceibal-en-casa-para-docentes>. Acesso em: 17/03/2021.

CCE - Ceibal en Casa para Estudiantes. Governo do Uruguai. 2021. Disponível em: <https://www.ceibal.edu.uy/es/articulo/ceibal-en-casa-actividades-educativas-digitales-para-estudiantes>. Acesso em: 17/03/2021.

CDT - CITTÁ DI TORINO. Formazione e scuola. Cittá di Torino. 2021. Disponível em: <http://www.comune.torino.it/formazioneescuola/>. Acesso em: 17/03/2021.

CEIBAL. Plan Ceibal. Governo do Uruguai. 2021. Disponível em: <https://www.ceibal.edu.uy/es>. Acesso em: 17/03/2021.

CGIbr - Conselho Gestor de Internet. 2021. Disponível em: <https://www.cgi.br/>. Acesso em: 17/03/2021.

CL - Ciekaweliczby.pl - O 22% zwiększyła się liczba prywatnych podstawówek. 31/03/2019. Disponível em: <http://ciekaweliczby.pl/szkoly/>. Acesso em: 17/03/2021.

CPA - Convide-me para sua aula. 2021. Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/groups/232873317780219/>. Acesso em: 17/03/2021.

DE - Dados Educacionais. Governo do Estado de São Paulo. 2021. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/dados-educacionais>. Acesso em: 17/03/2021.

D.M. n. 781. Il Ministro dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca. 27/09/2013. Disponível em: <https://www.istruzione.it/allegati/decreto_libri_digitali.pdf>. Acesso em: 17/03/2021

EACEA. Italy overview. 2021. Disponível em: <https://eacea.ec.europa.eu/national-policies/eurydice/content/italy_en>. Acesso em:17/03/2021.

EWP - Elektroniczne wersje podręczników i materiałów dydaktycznych – pobierz bezpłatnie ze stron wydawców. 01/04/2020. Disponível em: <https://www.gov.pl/web/edukacja-i-nauka/elektroniczne-wersje-podrecznikow-i-materialow-dydaktycznych>. Acesso em: 17/03/2021.

FNP - Fundacja Nowoczesna Polska. 2021. Disponível em: <https://nowoczesnapolska.org.pl/>. Acesso em: 17/03/2021.

G1. Escolas públicas e particulares de SP começam suspensão das aulas nesta segunda. Globo. 16/03/2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/03/16/escolas-publicas-e-particulares-de-sp-comecam-suspensao-de-aulas-nesta-segunda-feira-16.ghtml>. Acesso em: 17/03/2021.

GEADG - Grupo Educação a Distância Grécia. 2021. Disponível em: <https://www.facebook.com/groups/837504746729916/>. Acesso em: 17/03/2021.

GRANDISOLI, Edson; JACOBI, Pedro Roberto; MARCHINI, Silvio. Pesquisa: Educação, Docência e a COVID-19. Universidade de São Paulo: Cidades Globais. Instituto de Estudos Avançados da USP, 2020. Disponível em: <http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/pesquisa-educacao-docencia-e-a-covid-19>. Acesso em: 17/03/2021.

HOC-LAB - Hypermedia Open Center Laboratory. Politecnica di Milano. Milão, 2021. Disponível em: <https://www.deib.polimi.it/eng/deib-labs/details/27>. Acesso em: 17/03/2021.

HEWLETT FOUNDATION. Open Education. Hewlett Foundation. 2021. Disponível em: <https://www.hewlett.org/strategy/open-education>. Acesso em: 27/06/2021.

HSA - HELLENICAL STATISTICAL AUTHORITY. Statistics – ELSTAT. 2021. Disponível em: <https://www.statistics.gr>. Acesso em: 17/03/2021.

HUANG, R., LIU, D., TLILI, A., KNYAZEVA, S., CHANG, T. W., ZHANG, X., BURGOS, D., JEMNI, M., ZHANG, M., ZHUANG, R., & HOLOTESCU, C. (2020). Guidance on Open Educational Practices during School Closures: Utilizing OER under COVID-19 Pandemic in line with UNESCO OER Recommendation. Beijing: Smart Learning Institute of Beijing Normal University. Disponível em: https://iite.unesco.org/wp-content/uploads/2020/05/Guidance-on-Open-Educational-Practices-during-School-Closures-English-Version-V1_0.pdf Acesso em: 17/03/2021.

INE - Estimaciones y Proyecciones – Instituto Nacional de Estadística. Internet Archive. 2021. Disponível em:

archive.org/web/20190322200708/http://www.ine.gub.uy/web/

guest/estimaciones-y-proyecciones>. Acesso em: 17/03/2021.

ISTAT - Istituto Nazionale di Stastica. 2021. Disponível em: <https://www.istat.it>. Acesso em: 17/03/2021.

KEF - Katalyst Education Foundation. 2021. Disponível em: <https://katalysteducation.org/>. Acesso em: 17/03/2021.

LIBRUS. Raport nr 2. 01/05/2020. Disponível em: <http://files.librus.pl/articles/00pic/20/05/29/librus/Librus_RAPORT2_nauczanie_zdalne_maj2020.pdf>. Acesso em: 17/03/2021.

MCGREAL, Rory. Special report on the role of open educational resources in supporting the sustainable development goal 4: Quality education challenges and opportunities. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 18, n. 7, 2017.

MI - MINISTERO DELL`ISTRUZIONE. Coronavirus, attenersi a notizie ufficiali. No a circolazione di informazioni non verificate. 24/02/2020. Ministero dell'Istruzione. Ministero dell'Università e della Ricerca. Governo Italiano. Disponível em: <https://www.miur.gov.it/web/guest/-/coronavirus-attenersi-a-notizie-ufficiali-no-a-circolazione-di-informazioni-non-verificate>. Acesso em: 17/03/2021.

MUIR - MINISTERO DELL`UNIVERSITÁ E DELLA RICERCA. Università, Manfredi: fino al 15 marzo sospensione attività didattiche. 04/03/3020. Ministero dell'Istruzione. Ministero dell'Università e della Ricerca. Governo Italiano. Disponível em: <https://www.miur.gov.it/web/guest/-/universita-manfredi-fino-al-15-marzo-sospensione-attivita-didattiche>. Acesso em: 17/03/2021.

OECD. Education at a Glance. 2019. Disponível em: <https://www.oecd.org/education/education-at-a-glance/>. Acesso em: 17/03/2021.

OECD. Education at a Glance. 2015. Disponível em: <https://www.oecd.org/education/education-at-a-glance-2015.htm>. Acesso em: 17/03/2021.

OSE - Ogólnopolska Siec Edukacyjna. 2021. Disponível em: <https://ose.gov.pl/>. Acesso em: 17/03/2021.

PELGRUM, W. J. (2001). Obstacles to the integration of ICT in education: Results from a worldwide educational assessment. Computers and Education, 37, 163-178.

PTASZEK, G., BIGAJ, M., DEBSKI, M., PYZALSKI, J. & STUNZA, G. D. (2020). Zdalna edukacja - gdzie byliśmy, dokąd idziemy? Wstępne wyniki badania naukowego „Zdalne nauczanie a adaptacja do warunków społecznych w czasie epidemii koronawirusa”. Warszawa 2020. Disponível em: <https://zdalnenauczanie.org/wp-content/uploads/2020/06/Badanie-

zdalnenauczanie_org_prezentacja.pdf>. Acesso em: 17/03/2021.

PISTACJA. 2021. Disponível em: <https://pistacja.tv/o-projekcie>. Acesso em: 17/03/2021.

PON. Scuola Valore. 2007. Disponível em: <http://www.scuolavalore.indire.it/>. Acesso em: 17/03/2021.

RADWAN, A. Liczniejsze klasy i mniej nauczycieli. Nowy rok szkolny zmusi do zaciskania pasa. 2020. Disponível em: <https://serwisy.gazetaprawna.pl/edukacja/galerie/1454393,duze-zdjecie,2,rok-

szkolny-2020-2021-subwencja-oswiatowa-podwyzki.html>. Acesso em: 17/03/2021.

REAC - Repositorio de recursos abiertos. Plan Ceibal. Governo do Uruguai. 2021. Disponível em: <https://rea.ceibal.edu.uy>. Acesso em: 17/03/2021.

RIPANI, M. F. Uruguay: Ceibal en Casa (Ceibal at home), Education

continuity stories series, OECD Publishing, Paris. 2020. Disponível em: <https://oecdedutoday.com/wp-content/uploads/2020/07/Uruguay-Ceibal-en-casa.pdf>. Acesso em: 17/03/2021.

RR - RedRea. Governo do Uruguai. 2021. Disponível em: <https://redreauy.org/>. Acesso em: 17/03/2021.

SILVA, Antonio Carlos Coutinho Gouvea da. “Projeções da População - Estatísticas - IBGE :: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística”. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 30/08/2018.

SP - SOBIESIAK-PENSZKO, P. PAZDERSKI, F. Dyrektorzy do zadań specjalnych – edukacja zdalna w czasach izolacji. Prezentacja wyników badania. 08/06/2020. Disponível em: <https://lekcjaenter.pl/uploads/RAPORT_Dyrektorzy%20do%20

zadan%CC%81%20specjalnych.pdf>. Acesso em:17/03/2021.

STAT PL - Statistics Poland. The Central Statistical Office. Population. The Current Situation, Structure and Natural Traffic in Geographical Cross-Section in 2019. Disponível em: <https://stat.gov.pl/en/>. Acesso em: 17/03/2021.

TORINO. Risorse per una didattica della vicinanza. Divisione Servizi Educativi - Città di Torino. Città di Torino Formazione e Scuola. 2021. Disponível em: <http://www.comune.torino.it/servizieducativi/risorse/index.html>. Acesso em: 17/03/2021.

TCL - TORINO CITY LOVE. Torino City Lab. Turim, Itália, 2021. Disponível em: <https://www.torinocitylab.it/it/submit-to/challenge/torino-city-love>. Acesso em: 17/03/2021.

TK - Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil : TIC Kids Online Brasil 2019 [livro eletrônico] = Survey on Internet use by children in Brazil : ICT Kids Online Brazil 2019 / [editor] Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. -- 1. ed. -- São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020. Disponível em: <https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123093344/tic_kids_online_2019_livro_eletronico.pdf>. Acesso em: 17/03/2021.

UE - Uruguai Educa. ANEP. 2021. Disponível em: <https://uruguayeduca.anep.edu.uy/>. Acesso em: 17/03/2021.

UGGERI, M., TORREBRUNO, A. Syllabo DOL MOOC - E-collaboration a scuola e non - Massive open online course. Politecnico di Milano. Março de 2020. Milão, Itália. Disponível em: <https://www.dol.polimi.it/wp-content/uploads/2020/03/E-collaboration_sillabo.pdf>. Acesso em: 17/03/2021.

UNESCO. Recomendações para Educação Aberta UNESCO. UNESCO, 2021. Disponível em: <http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=49556&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html>. Acesso em: 17/03/2021.

WINSOR, M. SCHUMAKER, E. Northern Italy closes schools and suspends gatherings as coronavirus cases mount. ABC News. 21/02/2020. Disponível em: <https://abcnews.go.com/International/hundreds-chinese-inmates-infected-coronavirus-outbreak-spreads-prisons/story?id=69120484>. Acesso em: 17/03/2021.

WIKIPEDIA. Open Source. Wikipedia. Wikipedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Open_source>. Acesso em: 17/03/2021.

WILEY, D. How Is Open Pedagogy Different? Open Content. 04/04/2017. Disponível em: <https://www.opencontent.org/blog/archives/4943>. Acesso em: 17/03/2021.

WL - Wolne Lektury. 2021. Disponível em: <https://wolnelektury.pl/>. Acesso em: 17/03/2021.

ZL - Zdalne Lekcje. 2021. Disponível em: <https://www.gov.pl/web/zdalnelekcje>. Acesso em: 17/03/2021.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

RIBEIRO, Renata Aquino. Educação Aberta como mudança de jogo: histórias da pandemia. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 216–240, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.62224. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/62224. Acesso em: 28 mar. 2024.