Educar em tempos de pandemia: desafios da profissão docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61398

Palavras-chave:

Profissão docente. Pandemia. Desafios. Dialogia freiriana.

Resumo

Educar em tempos de pandemia: desafios da profissão docente. O título deste ensaio traz explícito o objetivo principal: refletir sobre os diversos desafios que os docentes têm enfrentado neste momento de pandemia do COVID 19, com a imposição de diversas plataformas digitais, políticas públicas frágeis e a recorrente deslegitimação e desvalorização da profissão docente. O artigo procura explanar e elencar os problemas que se agudizaram diante do contexto pandêmico e como esses problemas reforçaram o descaso do poder público para com a educação pública, em especial para com os docentes. Com base na pedagogia e dialogia freiriana e os pressupostos da prática para a educação libertadora, considera-se que os problemas apresentados serão enfrentados se a profissão docente for considerada sob perspectiva colaborativa, autônoma e autoral, em face da realidade e dos contextos plurais nos quais as escolas estão inseridas.

Biografia do Autor

Júnior Leandro Gonçalves, Unifesp

Mestrando em Educação (UNIFESP); Professor de Ciências e Biologia nas redes municipal e estadual de ensino de São Paulo. Integrante do grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura.

Lucila Pesce, Unifesp

Doutora em Educação (PUC-SP), com pós-doutorado em Filosofia e História da Educação (Unicamp); Professora Associada da Unifesp; membro do quadro permanente de professores do PPGE - Unifesp. Líder do grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura.

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

GONÇALVES, Júnior Leandro; PESCE, Lucila. Educar em tempos de pandemia: desafios da profissão docente. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 40–52, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.61398. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/61398. Acesso em: 25 abr. 2024.