Como a comunicação ensina: a experiência do Observatório Qualidade de Vida no Trabalho
Resumo
O objetivo deste estudo é apresentar uma perspectiva do conceito de comunicação como ato educativo, a partir da experiência do Observatório Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Para tanto, questionamos: como a comunicação pode fazer parte do processo educativo com vistas à melhoria da QVT do cidadão, a partir da utilização de artefatos em redes (postits, tutorial, cards)? A metodologia utilizada traz uma perspectiva de imagens em Redes de Conexões, através do Observatório QVT, com a análise e inserção dos conteúdos nele disponibilizados. De modo geral, para os temas dos conteúdos se articularem entre si é discutida a problemática da eficácia e eficiência dos meios de comunicação e como desperta interesse no indivíduo. Os resultados apontam para uma discussão sobre os desafios da crise pandêmica causada pelo COVID-19 e para modelos político-econômicos com foco na mensagem educativa aos internautas visitantes do observatório.
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DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60139
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