Cartas sobre a discência e a docência on-line: uma experiência com Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60136

Palavras-chave:

Paulo Freire. Cartas. Epidemia. Presença no mundo. Esperança. Risco.

Resumo

Neste artigo, em forma de cartas, discutimos uma experiência docente na cibercultura, que foi a realização do curso “Paulo Freire em tempos de distanciamento social” logo nos primeiros meses da pandemia. A forma de Cartas foi escolhida como uma prática do diálogo entre o docente do curso e uma discente para discutir o que significou, naquele instante, a impossibilidade do ensino presencial e a adoção da prática on-line, observando suas possibilidades, mas também seus impasses. Paulo Freire foi o autor estudado no curso e pensamos no artigo como ele foi também um personagem das nossas práticas nos encontros on-line, extraindo da leitura de algumas das suas obras concepções e valores sobre a educação que orientaram a razão para estudar quando a pandemia já traumatizava e precisávamos sustentar eticamente nossa escolha pela formação em tempos de emergência epidemiológica, inclusive. No artigo, a experiência do curso é recordada e refletida, passado um ano do início da sua realização, com destaque para as concepções de esperança e risco, como importante legado de Paulo Freire, que nos serve agora, na pandemia.

Biografia do Autor

Aristóteles de Paula Berino, PPGEduc/UFRRJ

Departamento de Educação e Sociedade no Campus Nova Iguaçu da UFRRJ.

Talita Cabral da Ponte Carvalho, UFRRJ/PPGEduc/Mestrado

Mestrado/PPGEduc/UFRRJ

Referências

BERINO, Aristóteles; CABRAL, Talita. Paulo Freire on-line: Um ensaio estético. Revista Docência e Cibercultura, [Notícias], on-line, 27 de julho de 2020. ISSN: 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1130. Acesso em: 02 jul. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Organização e participação de Ana Maria Araújo Freire. 5. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2020a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2020b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 27. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2020c.

HAN, Byung-Chul. Favor fechar os olhos: em busca de um tempo outro. Petrópolis: Vozes, 2021.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2. ed. ampliada. Petrópolis: Vozes, 2017.

PUEYO, Tomas. Coronavírus: O Martelo e a Dança. [S.l.: s.n.], 2020a. Disponível em: https://medium.com/altru%C3%ADsmo-eficaz-brasil/corona-v%C3%ADrus-o-martelo-e-a-dan%C3%A7a-d396553e928b. Acesso em: 30 maio 2021.

PUEYO, Tomas. Coronavírus: Por que se deve agir agora. [S.l.: s.n.], 2020b. Disponível em: https://medium.com/altru%C3%ADsmo-eficaz-brasil/coronav%C3%ADrus-por-que-se-deve-agir-agora-d92485ad38d9. Acesso em: 30 maio 2021.

STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Como Citar

BERINO, Aristóteles de Paula; CARVALHO, Talita Cabral da Ponte. Cartas sobre a discência e a docência on-line: uma experiência com Paulo Freire. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 175–190, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.60136. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/60136. Acesso em: 23 abr. 2024.