Práticas docentes na cibercultura e o esperançar de professoras na pandemia: possibilidades educativas para tornar o inédito, viável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60120

Palavras-chave:

Cibercultura, Educação Online, Paulo Freire, Práticas Educativas

Resumo

Este artigo trará experiências formacionais e pedagógicas de professoras-pesquisadoras na pandemia que, apesar de suas diferentes atuações, encontram-se no desenvolver de suas pesquisas dentro cenário da pandemia da COVID-19, buscando criar ‘sentidossignificações’ outros com seus ‘praticantespensantes’ nesse processo. Vivendo em uma cultura contemporânea mediada pelas tecnologias digitais em rede - a cibercultura - e sua relação com a cidade e o ciberespaço, compreendemos a importância das práticas educativas no contexto de uma educação online e nas implicações que nos movem e se movem durante as práticas de ‘aprendizagemensino’ e as experiências vividas dentro das instituições de ensino. Entendendo as contribuições de Paulo Freire, no que tange ao 'inédito viável’ e as rupturas com uma educação bancária, para dar espaço a uma educação libertadora, trazemos nossas práticas com alunos de graduação do curso de Pedagogia da UERJ e alunos do Ensino Fundamental I de uma escola pública localizada no Complexo da Maré - RJ, entrelaçando nossas pesquisas no sentido de nos movimentarmos em direção a uma maneira de ‘fazerpensar’ nossas práticas educativas de forma humanizada, sensível, empática e distante da dicotomia aluno-professor.

Biografia do Autor

Ana Clara São Thiago, Programa de Pós Graduação em Educação, Comunicação e Cultura (PPECC/FEBF)

Ana Clara São Thiago é professora dos anos iniciais na Rede pública do Rio de Janeiro, no Complexo da Maré; mestranda em Educação, Cultura e Comunicação (FEBF/UERJ); integrante do grupo de pesquisa ‘Sociabilidades, Educação e Cibercultura’ (SoCib).

Karolyne Neves da Silva, Programa de Pós Graduação em Educação, Comunicação e Cultura (PPECC/FEBF)

Karolyne Neves da Silva é Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (FEBF/UERJ). Atuante na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Cultura, e integrante do Grupo de Pesquisa ‘Sociabilidades, Educação e Cibercultura’ (SoCib).

Luciana Velloso, Professora do Programa de Pós Graduação em Educação, Comunicação e Cultura (PPECC/FEBF) e da Faculdade de Educação do Departamento de Ciências Sociais e Educação da UERJ (Maracanã).

Luciana Velloso é professora Adjunta no Departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) em Duque de Caxias. Líder do Grupo de Pesquisa "Sociabilidades, Cibercultura e Educação" (SoCib). Graduou-se em Pedagogia e História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Ciências Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Concluiu o Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) em 2010, e o Doutorado em Educação no mesmo Programa, em 2014. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Sociológicos e Antropológicos em sua interface com a Educação, Ensino-Aprendizagem, Currículo, Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Novas Sociabilidades em sua relação com o uso de Tecnologias, Cultura e Consumo e sua relação com a Educação e Estudos Culturais.

Referências

ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra N.; ALVES, N. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos - 'após muitas conversas acerca deles'. In: Oliveira Inês; Peixoto, Leonardo; Süssekind, Maria. Luiza. (Orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019, p. 19-45.

BARBIER, Rene. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Dibio. Brasília: Liber Libro, 2007.

ELIADE, Mircea. Yoga: imortalidade e liberdade. São Paulo: Palas Athena, 1996.

FLAK, Micheline.; COULON, Jacques. Yoga na educação: Interação corpo e mente na sala de aula. Florianópolis: Comunidade do Saber, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 66ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 74ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não [recurso eletrônico] cartas a quem ousa ensinar / Paulo Freire. - 24. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

JESUS, Carolina M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2001, 8ª ed.

JOSSO, Marie Christine. O corpo biográfico: corpo falado e corpo que fala. Educação & Realidade, v. 37, n. 1, p. 19-31, 2012.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras, 2019.

LACERDA, Nathercia. A casa e o mundo lá fora: cartas de Paulo Freire para Nathercinha. Rio de Janeiro: Zit, 2016.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 8. ed. Porto Alegre: Sulina, 2020.

LÉVY. Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.

MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de currículo e autonomia pedagógica. [e-book]. Petrópolis: Vozes, 2013.

MACEDO, Roberto S. A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária: experiências transingulares com o método em ciências da educação. Campinas: SP: Pontes Editores, 2020.

MACEDO, Roberto S. A pesquisa e o acontecimento: compreender situações, experiências e saberes acontecimentais. Salvador: Edufba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/32184/1/A%20pesquisa%20e%20o%20acontecimento%20RI.pdf

MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Gonçalves; BORBA, Sérgio. Jacques Ardoino & a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

MORIN, Edgar. É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. São Paulo: Bertrand, 2020.

POMBO, Surya. DIAS, Amália. Não-Brancos (As) e Periféricos (As): Histórias da Docência no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 2020.

PATANJALI. Os Yoga Sutras de Patanjali [livro eletrônico]. Carlos Eduardo G. Barbosa [tradução do sânscrito]. São Paulo: Mantra, 2019.

Organização Pan-Americana da Saúde. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. OPS/IMS/EIH/COVID-19/20-0006. 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52054. Acesso em: 02/05/2021.

Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. ONU. 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2KV0uZD>. Acesso em: 28 novembro 2020.

REDES DA MARÉ. Portal. Disponível em: https://www.redesdamare.org.br/ . Acesso em: 03 nov. 2020.

RIBEIRO, Mayra; SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação multirreferencial e com os cotidianos na cibercultura: tecendo a metodologia com um rigor outro. Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, p. 295-310, 2016.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTOS, Boaventura de S. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. [E-book].

Downloads

Publicado

2021-10-13

Como Citar

THIAGO, Ana Clara São; DA SILVA, Karolyne Neves; VELLOSO, Luciana. Práticas docentes na cibercultura e o esperançar de professoras na pandemia: possibilidades educativas para tornar o inédito, viável. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 151–174, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.60120. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/60120. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)