Pessoa surda e autonomia freireana: o ciberespaço como meio de soerguimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60056

Palavras-chave:

Autonomia. Paulo Freire. Geografia virtual. Comunidade surda.

Resumo

Este trabalho pretende expor, ainda que de modo teórico, as possibilidades para a interação, autonomia e disseminação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) da comunidade surda tendo como intermédio os ciberespaços ou a geografia virtual. Estes entendidos como os meios de acesso às redes de internet que facilitam essa interação com um universo sócio-virtual, sem enfatizar a surdez. Esse livre acesso às redes possibilita aos surdos a possibilidade de comunicação, expressão, retenção de informações, aprendizagem e contato com o mundo externo sem precisar necessariamente do auxílio de uma terceira pessoa ouvinte nesse processo, o que permite maior privacidade e mesmo a autonomia. A autonomia refere-se ao conceito freirenano, por entendermos que ele pode ser um marcador pontual para pensar uma educação não inclusiva, mas mais democrática e de posicionamento de práticas educativas como prática de liberdade.

Biografia do Autor

Jéssica Bittencourt França, Fundação universidade Federal de Rondônia

Graduanda do curso de pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Campus de Vilhena. Graduando do curso de Letras Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI, unidade de Vilhena. Membro pesquisador dos grupos de pesquisa GEPRAM e GEP, organizados pelo Departamento Acadêmico de Ciências da Educação-DACIE nas linhas de pesquisas: 1ª) Língua, Identidade e Cultura Surda; Bilinguismo, Inclusão e formação docente para o trabalho com Surdos na Amazônia-LICUSBI; 2ª) Psicologia e Aprendizagem Escolar com foco no atendimento educacional especializado. Monitora acadêmica da disciplina Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS e Bolsista Tradutor Intérprete de Libras-BTILS, na instituição UNIR. Membro da Associação dos Surdos de Vilhena/RO-ASSURV.

Rodrigo Pedro Casteleira, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá (2006), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal de Rondônia, no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, campus de Vilhena. Membro dos seguintes grupos: Núcleo de Pesquisas e Estudos em Diversidade Sexual (Nudisex), da Universidade Estadual de Maringá; Núcleo De Estudos Interdisciplinares Afro Brasileiros (Neiab), da Universidade Estadual de Maringá e Hibiscus, Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Gêneros, Discursos e Comunicação na Amazônia Ocidental, da Universidade Federal de Rondônia.

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

FRANÇA, Jéssica Bittencourt; CASTELEIRA, Rodrigo Pedro. Pessoa surda e autonomia freireana: o ciberespaço como meio de soerguimento. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 139–150, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.60056. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/60056. Acesso em: 18 abr. 2024.