APP-Learning na formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59147

Palavras-chave:

App-learning, Formação continuada, Educação de Jovens e Adultos, App Banco de Aulas Zuppa do Saber, Socioeducação.

Resumo

Este texto é uma resenha da dissertação de mestrado intitulada “App-learning na EJA em socioeducação: possibilidades e ressonâncias do App Banco de Aulas Zuppa do Saber na formação continuada das professoras”, defendida no Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, baseado no referencial epistemológico da multirreferencialidade e efetivado com a Etnopesquisa Crítica/Formação que buscou compreender como o uso do App Banco de Aulas Zuppa do Saber ressoa na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos no contexto da socioeducação com privação de liberdade. As informações produzidas com as participantes, através de oficinas formativas, diário reflexivo online e questionário online, propiciaram, através da análise interpretativa, a compreensão do aplicativo estudado como um dispositivo carregado de potencialidades que reflete na formação continuada de professores oportunizando a mobilização de interatividade, a mobilização de autoria e a construção de uma dinâmica hipertextual no processo formacional.

Biografia do Autor

Eliane Silva Souza, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestra em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA/UNEB), Pesquisadora do GP Interface: investigação interdisciplinar sobre a formação do educador. Membro do GP CIEJA: Cibercultura, Infância e Educação de Jovens e Adultos. Membro do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC). Professora da Educação Básica na Secretaria Municipal da Educação de Salvador, Bahia.

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

SOUZA, Eliane Silva. APP-Learning na formação continuada de professores. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 293–303, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.59147. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/59147. Acesso em: 28 mar. 2024.