A RELAÇÃO “PANDEMIA” E “CUIDADOS COM A BELEZA”: UMA REFLEXÃO SOBRE O COMENTÁRIO DA JORNALISTA AINSLEY EARHARDT NO PROGRAMA “FOX & FRIENDS” E SUA REPERCUSSÃO NA OPINIÃO PÚBLICA

Autores

  • Hadassa Guimarães Oliveira Instituto Universitário de Lisboa, Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Cies - Centro De Investigação De Estudos De Sociologia https://orcid.org/0000-0001-5867-636X
  • Jorge Domingos Carapinha Veríssimo Instituto Universitário de Lisboa, Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Cies - Centro De Investigação De Estudos De Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.57849

Palavras-chave:

Pandemia. Discurso. Beleza feminina. Priming. Opinião Pública

Resumo

No início de março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o estado de pandemia causada por um novo coronavírus, o SARS-CoV-2, a maioria dos países adotou medidas restritivas de proteção da população, tal como a recomendação do isolamento social. O presente artigo tem como objetivo, portanto, analisar o comentário da jornalista norte-americana Ainsley Earhardt, do programa “FOX & Friends”, a respeito da restrição imposta às mulheres de irem aos salões de beleza “arrumar os cabelos e fazer as unhas” durante o primeiro confinamento ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, e observar a repercussão de sua fala na Opinião Pública. A partir dos conceitos de priming ‒ a relação entre o acontecimento/evento e o seu alvo ‒ e de Opinião Pública, duas etapas foram estabelecidas como métodos desta análise: 1- Análise Crítica do Discurso da jornalista; 2- Análise Crítica do Discurso de comentários selecionados no Twitter sobre a autora. Como resultado, foi observado que a fala de Earhardt ocasionou desconforto entre os telespectadores, dando margem a uma importante reflexão a respeito das prioridades e necessidades humanas básicas de bem-estar e saúde.

Biografia do Autor

Hadassa Guimarães Oliveira, Instituto Universitário de Lisboa, Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Cies - Centro De Investigação De Estudos De Sociologia

Social Media/Revisora de Conteúdo

Doutoranda em Ciências da Comunicação - ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal (2019-2022).
Investigadora científica (ISCTE-IUL): Linha de pesquisa: Gênero e Publicidade

Mestra em Internet e Comunicação em Redes (Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação) no Instituto Universitário de Lisboa, Portugal (2017-2019).

MBA Comunicação Empresarial e Gerenciamento de Conteúdo de Trânsito no IPOG-GO, Brasil (2016-2017)

Graduado em Comunicação Social - Propaganda e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil (2011-2014).

Jorge Domingos Carapinha Veríssimo, Instituto Universitário de Lisboa, Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Cies - Centro De Investigação De Estudos De Sociologia

Doutor em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Comunicação, pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (2005).

Professor Coordenador na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Diretor da licenciatura em Publicidade e Marketing.

Professor e membro da Comissão Científica do Doutoramento em Ciências da Comunicação do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. 

Prof. Coordenador com Agregação em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior.

Foi presidente da ESCS (2010 a 2018). Foi o diretor do Mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS (2006 a 2010). Foi Coordenador do Observatório da Publicidade com Francisco Costa Pereira (2001 a 2011). Foi membro da European Advertising Academy (2006 a 2010).

Tem vindo a desenvolver investigação na área da comunicação publicitária, cujos resultados têm sido objeto de várias comunicações internacionais, artigos e outras publicações.

Referências

ABRANTES, Alômia. Meu Corpo, Meu Post, Minha Luta: Ativismo de Aceitação Corporal e Feminismos em Rede. ANPUH-Brasil - 30º Simpósio Nacional de Históra – Recife, 2019. Disponível: https://www.snh2019.anpuh.org/resources/anais/8/1565218205_ARQUIVO_Ativismocorporal.AlomiaA.pdf. Acesso em 16/02/2021.

AMAZON. Ainsley Earhardt. Livros, 2020. Disponível em: https://www.amazon.com/Ainsley-Earhardt/e/B06WVDFGYY%3Fref=dbs_a_mng_rwt_scns_share. Acesso em 02/02/2021.

BARRIGA, Antónia do Carmo Anjinho. Media, Política e Opinião Pública: uma tríade complexa. Uma abordagem à opinião publicada em Portugal. Departamento de Sociologia. ISCTE, 2007. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/1381/1/Tese%20Media,%20Pol%C3%ADtica%20e%20Opini%C3%A3o.pdf. Acesso em 01/02/2021.

BBC NEWS BRASIL. A surpresa de ministro da Saúde com inclusão de academias e salões como serviços essenciais, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A5jmS-MYSKM&feature=youtu.be. Acesso em 02/02/2021.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, 322 p.

BUTLER, Judith. Gender Trouble: feminism and the subversion of identity. Thinking Gender. Routledge, New York & London. Edited by Linda J. Nicholson, 1990. Disponível em: http://lauragonzalez.com/TC/BUTLER_gender_trouble.pdf. Acesso em 01/02/2021.

CALDEIRA, Isabel. A Construção Social e Simbólica do Racismo nos Estados Unidos. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais. Revista Crítica de Ciências Sociais. nº39, 1994. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/11596. Acesso em 01/02/2021.

CABECINHAS, R. ‘Media, etnocentrismo e estereótipos sociais’, in As Ciências da Comunicação na Viragem do Século. Actas do I Congresso de Ciências da Comunicação. Lisboa: Veja, 2002, 407-418 p.

CABRAL, Luís Rodolfo (2011). “Uma Herança Pesada: estratégias discursivas no gênero editorial para a manutenção do poder”. Universidade Federal do Piauí. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/cabral-luis-uma-heranca-pesada.pdf. Acesso em 01/02/2021.

DADOS E ESTATÍSTICAS. Coronavírus, 2020. Disponível em: https://covid19.zerozero.pt/. Acesso em 04/02/2021.

DIREÇÃO GERAL DE SAÚDE – DGS. Perguntas Frequentes: Covid-19. Ministério da Saúde de Portugal, 2020. Disponível em: https://covid19.min-saude.pt/perguntas-frequentes/. Acesso em 03/02/2021.

DIJK, Van. Semántica del discurso e ideología. Discurso & Sociedad. Universitat Pompeu Fabra. Departamento de Traducción y Filología. Traducido por Cristina Perales. ISSN 1887-4606. Vol 2(1), 2008, 201-261 p. Disponível em: http://dissoc.org/ediciones/v02n01/DS2%281%29Van%20Dijk.pdf. Acesso em 03/02/2021.

EXTRA.IE. Assista: 'Pessoas morrendo, mas mulheres não conseguem fazer as unhas': queixa do COVID-19 do apresentador de TV dos EUA. Notícia do dia 30/03/2020 por Orlaith Condon, 2020. Disponível em: https://extra.ie/2020/03/30/news/world-news/fox-news-covid. Acesso em 03/02/2021.

EXTRA.GLOBO. Mulheres precisam ir ao cabeleireiro', diz apresentadora nos EUA sobre quarentena. Notícia do dia 26/03/2020, sem nome do autor. 2020. Disponível em: https://extra.globo.com/tv-e-lazer/mulheres-precisam-ir-ao-cabeleireiro-diz-apresentadora-nos-eua-sobre-quarentena-rv1-1-24330502.html. Acesso em 02/02/2021.

FOX NEWS. Ainsley Earhardt. Person, Bio. 2020. Disponível em: https://www.foxnews.com/person/e/ainsley-earhardt. Acesso em 02/02/2021.

FOX NEWS. Onde no mundo está a FOX?, 2020. Disponível em: https://www.foxnews.com/story/where-in-the-world-is-fox. Acesso em 02/02/2021.

GERBNER, G.; GROSS, L.; MORGAN, M.; SIGNORELLI, N. Television's mean world: Violence profile. Philadelphia: The Annernberg School for Communications of Pennsylvania, 1986.

GOFFMAN, Erving. Gender Advertisements. Introduction by Vivian Gornick. Harper Torchbooks. ISBN 0-06-132076, 1987.

GUTHRIE, Marisa. Nos bastidores do 'FOX & Friends', o programa de manhã mais influente da América (sério). Hollywood Reporter, Notícia do dia 12 de julho de 2017 por Marisa Guthrie, 2017. Disponível em: https://www.hollywoodreporter.com/features/fox-friends-behind-scenes-at-donald-trump-s-beloved-show-1020012. Acesso em 02/02/2021.

GRYNBAUM, Michael M.; ABRAMS, Rachel. Mídia de direita diz que temores de vírus foram açoitados para ferir Trump. Notícia do dia 28 de fevereiro de 2020 por Michael M. Grynbaum e Rachel Abrams, 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/02/28/business/media/coronavirus-right-wing-media.html. Acesso em 02/02/2021.

HU, Jianan; LONG, Jing; JIANG, Ruochen. Cultivation Theory & Priming Theory. COM 600 Social Media Theory and Practice. University of Twente, 2018. Disponível em: https://newhousesocialmedia.syr.edu/cultivation-theory-and-priming-theory. Acesso em 03/02/2021.

HUFFPOST. Fox News Host Ainsley Earhardt: People Under Lockdown ‘Can’t Get Their Nails Done’. Notícia do dia 26/03/2020 por Sebastian Murdock, 2020. Disponível em: https://www.huffpost.com/entry/fox-news-ainsley-earhardt-hair-nails-coronavirus_n_5e7ccf35c5b6cb08a92987b5. Acesso em 03/02/2021.

LANGMUIR, Molly. Como Ainsley Earhardt se tornou a namorada da América (Presidente). Revista Elle. Notícia do dia 07 de agosto de 2018 por Molly Langmuir, 2018. Disponível em: https://www.elle.com/culture/career-politics/a22363294/ainsley-earhardt-fox-and-friends-donald-trump-americas-sweetheart/. Acesso em 02/02/2021.

LAWRENCE, Lowell. Public Opinion and Popular Government, Longmans, Green, Nova Iorque, 1953. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000098&pid=S0034-7590196400020000300018&lng=en. Acesso em 04/02/2021.

MACÊDO, Karla. Barbie: quando a imagem influência no perfil do consumidor infantil. Escola Superior de Relações Públicas - Esurp. Comunicação Mercadológica e Estudo de Consumo. Recife, 2012. Disponível em: http://humanae.esuda.com.br/index.php/humanae/article/view/67/61. Acesso em 04/02/2021.

POLÊMICA PARAÍBA. Apresentadora diz que prioridade das mulheres durante pandemia é ir no salão: ‘Vão ver a cor real do meu cabelo, as raízes vão aparecer’. Notícia do dia 28/03/2020 por Amara Alcântara, 2020. Disponível em: https://www.polemicaparaiba.com.br/internacional/apresentadora-diz-que-prioridade-das-mulheres-durante-pandemia-e-ir-no-salao-vao-ver-a-cor-real-do-meu-cabelo-as-raizes-vao-aparecer-veja-video/. Acesso em 02/02/2021.

SALLES, Jerusa Fumagalli de; JOU, Graciela Inchausti de; STEIN, Lilian Milnitsky. O paradigma de priming semântico na investigação do processamento de leitura de palavras. Interação em Psicologia. 11 (1): 71-80. Universidade Federal do Paraná, 2007. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/5996/6776. Acesso em 17/02/2021.

STELTER, Brian . Voz conservadora passa de 'vista' para FOX News. The New York Times. Notícia do dia 09 de julho de 2013 por Brian Stelter, 2013. Disponível em: https://www.nytimes.com/2013/07/10/business/media/conservative-voice-hasselbeck-goes-from-view-to-fox-news.html. Acesso em 02/02/2021.

SILVERSTONE, Roger. Why Study The Media?, London, Sage, 1999.

THOMPSON, Ethan; MITTELL, Jason. Fox & Friends: Political Talk. How to Watch Television, 2013, 168-176 p. Disponível em: https://idoc.pub/documents/ethan-thompson-jason-mittell-eds-how-to-watch-television-nyu-press-2013pdf-6nq80gw63znw. Acesso em 04/02/2021.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

OLIVEIRA, Hadassa Guimarães; VERÍSSIMO, Jorge Domingos Carapinha. A RELAÇÃO “PANDEMIA” E “CUIDADOS COM A BELEZA”: UMA REFLEXÃO SOBRE O COMENTÁRIO DA JORNALISTA AINSLEY EARHARDT NO PROGRAMA “FOX & FRIENDS” E SUA REPERCUSSÃO NA OPINIÃO PÚBLICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 102–116, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.57849. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/57849. Acesso em: 18 abr. 2024.